Extensão Uniube promove bate-papo on-line sobre liberdade de imprensa | Acontece na Uniube

Extensão Uniube promove bate-papo on-line sobre liberdade de imprensa

26 de maio de 21

No mês da Liberdade de Imprensa, jornalistas participarão de um bate-papo on-line promovido pelo Programa e Projetos de Extensão da Universidade de Uberaba (Uniube), na noite desta quarta-feira (26). O bate-papo tem o apoio da Escola de Idiomas ICBEU e da Embaixada Americana no Brasil, e será transmitido a partir das 19h, pelo YouTube.

Entre os convidados, a jornalista uberabense e ex-aluna da Uniube, Adriana Afonso e o jornalista norte-americano Peter Tedeschi. O objetivo da ação é discutir, com toda a comunidade acadêmica da universidade, os desafios da Liberdade de Imprensa. "Será uma troca de experiências e informações sobre os desafios encontrados mundialmente para que as notícias cheguem de maneira correta ao público", explica a coordenadora do Programa e Projetos de Extensão, Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu.

Para a jornalista Adriana Afonso, falar sobre a liberdade de imprensa no atual momento de pandemia é uma ótima oportunidade para mostrar a importância da credibilização dos jornalistas que lutam, diariamente, para levar informações verídicas e atualizadas para a população. "Não vejo momento mais oportuno para falar de liberdade de imprensa. Principalmente no Brasil, os jornalistas, os profissionais da comunicação, de uma maneira geral, vivem momentos difíceis de cerceamento do exercício da sua profissão, descrédito. Nossa profissão vem sendo descredibilizada a todo momento e é um momento oportuno, na minha opinião, afinal de contas, somos nós que ainda transmitimos as notícias mais confiáveis até a nossa grande população para as massas", comenta.

Adriana conta que a oportunidade também de alertar, principalmente os jovens, sobre as vertentes que regem o jornalismo, de modo geral, e consequentemente, a liberdade de imprensa. "Quando a gente fala de liberdade de imprensa, de cerceamento do trabalho de um profissional que leva informação para as pessoas, também precisamos abordar as fake news, falar sobre violência, os ataques contra profissionais que lidam com a liberdade de expressão. Isso traz um olhar mais crítico, tanto por parte dos alunos, por parte dos jovens, quanto da população em geral", avalia.

Convidados

Adriana Afonso - Jornalista, formada pela Uniube, com 24 anos de atuação no mercado da Comunicação. Teve passagens por jornal impresso, assessorias de comunicação e, por mais de vinte anos, se dedicou ao jornalismo televisivo, pelo qual exerceu os cargos de produtora, editora e apresentadora, na afiliada da Rede Globo. Atualmente, coordena o setor de Comunicação e Marketing do Hospital Hélio Angotti e comanda sua empresa Adriana Afonso Assessoria de Comunicação.

Peter Tedeschi - Jornalista, responsável pela cobertura de eventos como zonas de guerra na América Central, negociações de paz no Oriente Médio e os ataques de 11 de setembro. Ele criou o Larry King Weekend na CNN e atuou como produtor sênior de Larry King Live. Também foi produtor executivo sênior do CNN Financial News, supervisionando a cobertura da economia mundial.

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica da Universidade e público em geral. Mais informações pelo site www.uniube.br > extensão.