Extensão: Projeto Velho Amigo promove Simpósio para admissão de novos integrantes | Acontece na Uniube

30 de maio de 18

O projeto de extensão Velho Amigo, da Uniube, promove o seu 1º Simpósio no dia 04 de junho, às 17h30, no anfiteatro 1 do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Além das palestras de conscientização, o intuito é admitir novos membros para participar do projeto. A inscrição é no valor de R$15 e qualquer aluno pode participar. Para se inscrever, é necessário enviar nome completo, número do CPF, email e telefone para contato no email projetovelhoamigouniube@gmail.com.

Durante o 1º Simpósio do Projeto Velho Amigo, além da apresentação do programa, serão ministradas palestras sobre família e envelhecimento, a depressão dentro de instituições de longa permanência e a abordagem estudantil perante o idoso institucionalizado. “O intuito do Simpósio é divulgar a ideia do projeto e agregar outras pessoas ao mesmo sonho; mais pessoas que se somem a nós e nos ajudem a fazer mais e melhor”, conta o coordenador do Simpósio, professor Sylas Scussel.

O projeto Velho Amigo funciona semanalmente, sempre aos sábados, visitando o asilo Lição de Vida. As visitas à instituição acontecem no período da manhã e são realizadas com atividades previamente estabelecidas, que visam a melhora da qualidade de vida, do bem-estar e da autoestima do idoso. Atualmente, o projeto de extensão conta com 15 integrantes.

Pedro Teixeira Meireles, aluno do 4º período de Medicina e membro do projeto, explica que o principal objetivo é propiciar ao acadêmico um local de prática e vivência da humanização com uma população em estado de vulnerabilidade. “A importância para o acadêmico é de tornar o estudante mais humano, além de praticar uma escuta atenta, que leva a uma aprendizagem mais eficaz. Para os idosos, há a importância do contato com pessoas diferentes da rotina da instituição, o que favorece a melhora da autoestima e da qualidade de vida”, esclarece Pedro.