Ex-participante do PIBIC Jr Uniube publica artigo em Revista de História | Acontece na Uniube

Ex-participante do PIBIC Jr Uniube publica artigo em Revista de História

20 de fevereiro de 18

A historiadora e professora Mirella Ribeiro, ex-participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Junior (PIBIC-Jr) da Universidade de Uberaba (Uniube), publicou pela primeira vez um artigo intitulado “Um ‘Gênero menor’ como fonte histórica: análise da santificação da mulher na crônica de Olavo Bilac”, antes mesmo de ingressar no Mestrado.

O PIBIC Jr e PIBIC Ensino Médio são programas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os programas têm por objetivo introduzir os alunos do Ensino Médio na Pesquisa Científica. “Tanto a FAPEMIG quanto o CNPq disponibilizam bolsas para a UNIUBE, que as oferece aos melhores projetos de pesquisa em andamento na Instituição. Dessa forma, o aluno do Ensino Médio poderá participar de projetos de pesquisa acompanhado de um professor (normalmente Doutor), alunos de Mestrado e também de Iniciação Científica. Não é esperado que a participação no Programa transforme o aluno em um cientista, mas sim que a convivência no ambiente universitário desperte nele o interesse por seguir seus estudos no nível superior”, esclarece o coordenador de Projetos e Pesquisa da Uniube, professor Geraldo Thedei Jr.

Foi exatamente isso o que aconteceu com a professora Mirella. Ela participou do grupo de pesquisa da Uniube durante dois anos, enquanto cursava o segundo e terceiro ano do Ensino Médio, e afirma que esse contato com a pesquisa contribuiu para a conquista da publicação. “Descobri o PIBIC-Jr em 2012 logo no início do ano letivo na escola. Foram dois anos de intensas pesquisas, muito aprendizado, experiências bacanas, que deixaram muitas saudades. O mais legal foi que todos os pesquisadores do grupo, já universitários, me receberam muito bem, tiveram muita paciência em trabalhar comigo, além de me ensinar todas as etapas da pesquisa ao lado da orientadora”, explica Mirella.

Sobre o contato com a pesquisa, Mirella afirma que foi incentivada pelos pais a sempre participar de projetos durante o Ensino Médio. “Fazer parte de grupos de pesquisa enriquece a nossa vida acadêmica, e influencia fortemente o futuro profissional. Por isso que com término do PIBIC-Jr não parei de pesquisar, e procurei fazer parte de outros grupos de pesquisa na minha graduação”, reforça.

O artigo foi publicado na Revista de História Bilros e está disponível na internet. Nele, Mirella aborda um pouco sobre a história das mulheres durante a Primeira República (1901-1906). “Faço o uso da literatura como fonte histórica para identificar o modo como as mulheres cariocas eram vistas pelo cronista e jornalista Olavo Bilac. Esse tema é fruto do que pesquisei na minha Iniciação Científica Sem Bolsa durante a graduação, que também foi resultado da minha monografia defendida em dezembro de 2017”, destaca.

Mirella foi aprovada no Mestrado em História Cultural da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pretende seguir carreira acadêmica. “Que o Pibic-Jr esteja sempre presente na educação pública, incentivando os alunos do ensino médio a entrarem na Universidade, a conhecerem o Programa de Iniciação Científica e as oportunidades que ele nos traz. A pesquisa é fundamental para desenvolvimento da nossa sociedade”, finaliza.