Ex-aluno de Psicologia da Uniube é aprovado como aluno especial em doutorado da USP | Acontece na Uniube

25 de agosto de 21

O egresso do curso de Psicologia da Uniube, Ettore Scalon, foi aprovado como aluno especial no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP). O processo seletivo, que continha três vagas, foi feito por meio do envio de carta de intenção e análise curricular. A disciplina selecionada "A questão do grupo: teoria e técnica" terá início no próximo mês.

A linha de trabalho escolhida por Ettore é Processos e Práticas Psicossociais e o projeto que pretende enviar engloba a teoria do Grupo Operativo de Pichon-Rivière e a Esquizoanálise de Deleuze e Guattari. "A formação na Uniube foi de grande importância em todo esse processo, conheci ambas teorias que pretendo pesquisar dentro do curso e pude me aprofundar principalmente na Esquizoanálise, com o professor Gregório Kazi, durante as aulas teóricas e o estágio clínico, assim como me aprofundei  na teoria pichoniana, teorias que orientam também meu trabalho em consultório como psicólogo clínico", explica o psicólogo.

Outra contribuição que o ex-aluno afirma ter sido importante foi a Iniciação Científica, feita durante o Mestrado em Educação, sob a orientação da professora e doutora Fernanda Telles Marques. "Essa experiência me possibilitou o contato e o aprofundamento com a área de pesquisa científica e conheci também a Antropologia da Saúde, tema que trabalhei em meu mestrado, concluído em 2019", continua.

Sobre a aprovação na disciplina especial no Instituto de Psicologia da USP, Ettore, que atua como psicólogo preceptor na clínica de Psicologia da Uniube, pontua que recebeu a notícia com grande alegria, já que se trata de um programa de psicologia importante, com nomes renomados e uma grande possibilidade de aprendizado. "Meu plano futuro agora é fazer a inscrição para ser aluno regular do programa, iniciando em 2022. O edital abriu neste mês e se encerrou no dia 20 de agosto, o processo seletivo acontecerá durante todo este semestre, o resultado final da aprovação será em dezembro", finaliza.