Ex-aluno de Engenharia de Produção é destaque na Austrália | Acontece na Uniube

Ex-aluno de Engenharia de Produção é destaque na Austrália

26 de janeiro de 23

Desde criança o engenheiro de produção, Leandro Ricardo da Silva, tinha o sonho de morar no exterior e estar imerso em outras culturas. "Sempre quis me desafiar em lugares os quais não estava acostumado", afirma. Foi em Adelaide, na Austrália, que ele conquistou o destaque profissional. Formado pela Uniube em 2013, ocupa, atualmente, o cargo de gerente de produção em uma indústria de laticínio.

De acordo com Leandro não foi fácil ingressar na área de formação em outro país logo de início. "Existe uma barreira para as empresas darem oportunidades para quem não pode trabalhar em período integral aqui, e os estudantes aqui possuem uma limitação de horas trabalhadas pelo governo. De qualquer forma, em todas as empresas que eu trabalhava, eu analisava como elas funcionavam e apresentava projetos com melhorias para os donos", explica.

Foi por meio de um dos projetos apresentados que Leandro conquistou uma primeira oportunidade na área, trabalhando como Engenheiro de Produção em uma empresa de produtos orgânicos, em Melbourne. "O processo levou três semanas para ser concluído. Foi uma entrevista por semana com, em média, duas horas de duração, com um teste prático na última semana. Elas foram realizadas com a presença da Gerente de Operações, Gerente de Manufatura e a CEO da empresa. Além disso, checaram referências minhas no Brasil e na Austrália. Ao final, quando me ligaram e falaram o resultado, eu fiquei em êxtase".

Recentemente, todo o esforço de Leandro finalmente teve a recompensa: uma promoção. "Hoje sou responsável pela cadeia de abastecimento para o mercado. Isso engloba todos os aspectos de logística, gerenciamento de transporte e atendimento ao cliente para maximizar a eficiência e minimizar os custos. Também, por garantir a entrega no prazo, dentro das especificações e dentro do orçamento. Além disso, sou responsável por gerir e revisar os principais contratos de fornecimento e coordenar a compra de materiais com a nossa diretora de compras", descreve.

O próximo passo do egresso será a busca do visto de residência permanente e cidadania na Austrália. "Procuro por mais direitos e uma maior liberdade no país, assim, terei um suporte maior para me qualificar ainda mais e estarei exposto a mais oportunidades que possam agregar conhecimento e experiência na minha carreira".

Para ele, a Uniube teve papel essencial na carreira profissional. "Durante 5 anos, a instituição me proporcionou recursos, informações e ferramentas suficientes para me guiarem para os próximos passos.  Como o curso apresentava várias habilidades matemáticas e de gestão, juntamente com os professores altamente qualificados, eu tive a oportunidade de expandir meus conhecimentos fora do Brasil", enaltece.

O gestor do curso de Engenharia de Produção da Uniube Uberaba, Wagner Cardoso, destaca que é de extrema importância que alunos e ex-alunos estejam abertos às novas oportunidades que surgem ao redor do mundo, não apenas no Brasil. "Hoje vivemos um momento no qual  temos mais vagas do que alunos para oferecer às indústrias da região. Mas mesmo assim, uma experiência no exterior com absoluta certeza alavancará o futuro do estudante. Quando temos alunos que não se curvam e não se conformam com a realidade atual deles, e buscam melhorias pessoais e profissionais, o resultado é este: remuneração atrativa, ambiente de trabalho desafiador e enriquecedor, e crescimento, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Desejo a todos os alunos e ex-alunos ousadia, garra e inquietude".

Leandro deixa a dica para aqueles que buscam oportunidades fora do país. "É inexplicável a incrível experiência em morar no exterior e estar imerso em um lugar aonde respira uma mistura de culturas. É uma oportunidade enriquecedora para crescer como profissional e como ser humano. Caso no momento ainda não tenha a oportunidade por qualquer motivo que seja, se prepare desde já e faça um planejamento que te permita a realizar esse sonho. Se aperfeiçoe ao máximo tecnicamente e emocionalmente, aprenda o idioma do destino que deseja viajar, pesquise bastante e esteja de mente aberta para um mundo novo", finaliza.