Ex-aluno da Uniube é destaque em reportagem sobre pessoas com deficiência no Ensino Superior | Acontece na Uniube

10 de maio de 22

O ex-aluno de Educação Física da Uniube, Sidney Everton Zamboni, foi destaque em uma reportagem sobre estudantes com deficiência que buscam crescimento profissional por meio do mestrado. A matéria foi divulgada no Portal Acesse, que apontou como se dá o acesso de estudantes com algum tipo de deficiência ao Ensino Superior. Confira a reportagem pelo link: MATÉRIA SIDNEY.

Sidney atualmente mora em Araxá (MG) e cursa Mestrado em Tecnologias Emergentes da Educação. Ele possui deficiência visual e relatou no material as dificuldades em encontrar um curso acessível. "Minha trajetória acadêmica se iniciou na Uniube em 2013 e se encerrou em 2016.  Desde a colação de grau, minha meta sempre foi o mestrado, fiz pós-graduação lato sensu em Fisiologia do exercício, mas abandonei a área de Educação Física para buscar novas oportunidades. Atualmente, curso o mestrado em uma universidade americana com fundadores brasileiros, com a intenção de validá-lo no Brasil na área de educação para exercer a função de docente, ou no modo EAD ou no formato presencial", compartilha.

Ainda segundo o egresso, a acessibilidade foi melhorando com o tempo. "Eu tinha uma imensa dificuldade para absorver conteúdo do quadro negro, então, eu tirava fotos do quadro e assim aumentava com zoom para poder escrever no meu caderno. Em sua maioria, os professores colaboravam com auxílio de materiais em formato PDF enviados para o meu e-mail ou anexados no ambiente virtual de aprendizagem", continua.

Na Uniube, o discente teve a primeira formação e hoje se alegra em alcançar um patamar profissional tão importante e realizar o sonho de fazer um mestrado. "Só tenho a agradecer à Instituição que foi responsável pelo início da minha carreira acadêmica. Futuramente, no mês de março de 2023, irei colar grau de mestre; para, quem sabe, futuramente começar o doutorado. Assim, a minha contribuição para quem tem algum tipo de deficiência é não se limitar a ela, pois se temos alguma limitação, não podemos viver em função dela, mas almejar sempre a educação", conclui Sidney.