Ex-aluna de Educação Física da Uniube é aprovada em residência multiprofissional | Acontece na Uniube

05 de fevereiro de 21

A ex-aluna do curso de Educação Física da Uniube, Déborah Ribeiro Gonçalves, foi aprovada no Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Por meio do programa, a aluna pretende aperfeiçoar o atendimento às necessidades da população e compreender, de forma vivencial, a organização e o planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Déborah, o novo desafio irá servir também para a troca de conhecimento com outras áreas do saber, bem como para permitir que ela atue no cuidado integral à saúde. "Sempre considerei programa de residência uma oportunidade de amadurecimento e aprendizado profissional e pessoal. Durante a disciplina de Saúde Coletiva e Educação Física, foi contemplada, entre os assuntos abordados, a importância da atuação do profissional de educação física em uma equipe multiprofissional, na perspectiva do SUS. A princípio, busquei por universidades que oferecessem o programa, iniciei a leitura das diretrizes e legislação do SUS, além de participar do projeto do PET-Interprofissional", conta.

Sobre a Uniube, reforça a experiência junto ao curso de Educação Física, o que possibilitou que ela visualizasse a vasta possibilidade de atuação em diversas áreas e etapas do desenvolvimento humano. "Destaco a facilidade de comunicação com o corpo docente que demonstra disponibilidade e interesse pelas necessidades dos discentes e o investimento da instituição para participação em eventos acadêmico-científicos", continua.

Quanto ao futuro, a ex-aluna pretende atuar no desenvolvimento de atividades voltadas para as necessidades da saúde da mulher. "Pretendo me especializar e buscar, além da residência, participar de outros programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado. Exercendo na prática o conhecimento adquirido", finaliza Déborah.