Evento gratuito: Uniube promove Congresso de Direito neste mês | Acontece na Uniube

Evento gratuito: Uniube promove Congresso de Direito neste mês

18 de agosto de 23

O evento é solidário e contará com a participação de profissionais renomados de todo país

Com o tema "O Direito em Evolução", o Congresso de Direito da Uniube acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Uberaba (MG). A programação do evento conta com inúmeras palestras, com a participação de advogados de renome nacional, tais como Afonso Paciléo Neto, Alice Bianchini, Fernanda Marinella e Karina B. Kaehler; e professoras locais, como a juíza de direito Beatriz Auxiliadora Rezende Machado e a advogada Alessandra Minaré. Ainda, com mesas redondas com a presença de professores e advogados da instituição.   As inscrições podem ser feitas pelo link: CONGRESSO DIREITO UNIUBE.

O Congresso de Direito é uma iniciativa institucional da Uniube voltada para ampliar o conhecimento do Direito, que está em constante evolução. Ele tem o objetivo de discutir, por meio de palestras e mesas redondas, assuntos nacionais e internacionais no âmbito do Direito. "O Direito mudou muito nos últimos anos e a pandemia obrigou o setor jurídico a modificar completamente a forma de trabalho. Com isso, várias são as consequências, tanto para o que é bom quanto para o que irá, certamente, engendrar questionamentos no Judiciário. Assim, ética, planejamento de carreira, alteridade, humanismo, vêm sendo cada vez mais tendência no cenário jurídico. Sair da sala de aula e ter contato com profissionais de várias áreas e lugares é extremamente relevante para a formação e atualização profissional num cenário de inúmeras mudanças", explica a diretora do curso de Direito da Uniube, Andréa Fabri.

O evento acontecerá no Campus Aeroporto da Uniube, em Uberaba (MG), mas contará com transmissão ao vivo de todas as palestras. Ele é voltado para toda comunidade acadêmica e profissionais da área jurídica. "Esses eventos promovidos pela Uniube são mais do que necessários. O que a gente sabe hoje é que o mundo mudou muito, a advocacia mudou, o cliente mudou e a gente precisa entender isso o mais rápido possível, porque hoje o profissional precisa ser flexível. O que nós percebemos é um cenário da advocacia que tem um milhão e quatrocentos mil advogados comuns fazendo a mesma coisa do mesmo jeito, por isso a gente precisa se diferenciar. E como que eu aprendo a me diferenciar? Exatamente participando de eventos, eu acredito que esse momento é o momento de começar a pensar na carreira, não é quando pega a carteira da ordem que se forma advogado, é no início, o aluno tem cinco anos para trabalhar como será a carreira, qual será a área de atuação dele, para quando ele se formar, estar preparado de verdade para ser um advogado", pontua Afonso Paciléo.

Afonso é advogado, professor, palestrantes, master coach jurídico e mentor de advogados. Ele é autor dos livros "Coaching jurídico - o caminho para uma advocacia de sucesso" e "Trabalho doméstico - um guia prático para empregados e empregadores". "Eu sou o presidente da comissão de empreendedorismo da OAB São Paulo, sou presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, então eu venho falar mesmo de empreendedorismo marketing, como o advogado faz para se diferenciar. Eu que sou um advogado diferenciado, comecei do zero e hoje tenho aí uma advocacia com mais de 49 mil clientes. Mas como? Eu aprendi a me diferenciar. Eu entendi quais eram os meus diferenciais competitivos, o que eu tinha de qualidade e explorei isso. E hoje me tornei um advogado totalmente diferente da grande maioria, exatamente por ser flexível, por não ter medo do que os outros iriam falar, mas sempre de forma ética, focado em resultados. Então, eu acho que o evento será muito bacana e eu estou muito animado para levar conteúdo aí para todos os participantes", destaca Afonso.

O encontro ainda contará com ação solidária, pois todos os participantes presentes no Congresso são convidados a doarem alimentos não perecíveis, que serão entregues ao Programa de Proteção às Vítimas de Violência Doméstica, em uma parceria com o Fórum de Uberaba. "O engajamento nesse tipo de causa é fundamental para uma visão mais humana da profissão. Isso tudo corrobora com alguns temas a serem trabalhados no congresso, como a não violência em razão do gênero, a humanização do processo penal, entre tantos outros. Todos têm muito a ganhar com esse congresso. Esperamos poder contribuir para a formação de nossos estudantes e para a atualização daqueles que exercem as várias carreiras do Direito", finaliza a diretora Andréa Fabri.

1º dia (29/08)

Mesas Redondas
Local para participações presenciais: Salas 2A106 / 2A110 / 2A115 - das 9h às 11h
Link para participações online: https://youtube.com/live/APs-rVPf2gM