Estudantes da Uniube Uberlândia têm dia de visita técnica em Parque do Sabiá | Acontece na Uniube

Estudantes da Uniube Uberlândia têm dia de visita técnica em Parque do Sabiá

12 de junho de 23

A aula prática faz parte das disciplinas de hidráulica e saneamento do curso de Engenharia Civil

Os estudantes de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia fizeram uma visita técnica no dia 03 de junho ao Parque do Sabiá. O principal foco foi a análise dos componentes ambientais, hidráulicos e de saneamento presentes no local. Além disso, os alunos puderam aprender a importância do Parque para o equilíbrio climático e ambiental da cidade.

O professor do curso de Engenharia Civil, Demóstenes Coutinho, um dos responsáveis por levar a turma até o Parque, explicou sobre a importância de os estudantes fazerem visitas como essas ao espaço. "Foram analisados seus aspectos técnicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, geração de resíduos e principalmente seus sistemas de drenagem. Assim, estudou-se como o parque contribui para o amortecimento de cheias na cidade e o funcionamento da barragem de terra ali instalada. Analisou-se os componentes do sistema de drenagem no local, seus impactos na mitigação de picos de vazão no córrego Jataí e as contribuições do local sobre a bacia hidrográfica mais crítica do município, ou seja, a bacia do córrego São Pedro", contou.

Para o estudante do curso, Arthur Dantas, a experiência de ir ao Parque do Sabiá conta como um aprendizado profissional. "A visita técnica com o professor mostrou a importância que o Parque do Sabiá tem em contribuição com o município de Uberlândia, com o sistema de drenagem que abrange grande parte do bairro Santa Mônica, que é um dos maiores bairros de Uberlândia. Inclusive a produção dos tubos foi feita pelo próprio Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). A visita nos mostra que o município comporta uma estrutura muito boa", revelou o aluno do 9º período de Engenharia Civil.

"Na visita à barragem de terra, todos foram conscientizados sobre a necessidade de sua manutenção contínua, também foram vistoriados seus piezômetros, vertedouros e canais. A importância da visita foi despertar o olhar crítico do futuro engenheiro civil para toda estrutura de hidráulica e de saneamento presente no local, seu funcionamento, os cuidados com sua manutenção e o impacto deste sobre o município", finalizou Demóstenes.