Hospital Veterinário da Uniube (HVU), em..."> Equipes do HVU e da Polícia de Meio Ambiente realizaram a soltura de uma raposinha-do-campo | Acontece na Uniube Hospital Veterinário da Uniube (HVU), em...">

01 de fevereiro de 24

A equipe do Hospital Veterinário da Uniube (HVU), em colaboração com a 5ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, reintegrou, na última segunda-feira, 29, uma raposinha-do-campo ao bioma Cerrado, seu habitat natural. O animal, um macho adulto carinhosamente apelidado de Dodô, chegou ao HVU em 20 de dezembro de 2023, apresentando uma lesão significativa no membro anterior esquerdo.

"Dodô chegou ao Setor de Animais Silvestres do HVU com uma lesão significativa no membro anterior esquerdo. Por meio do esforço conjunto de médicos-veterinários e alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube, a raposinha recebeu cuidados especializados que resultaram em sua completa recuperação. Esta espécie enfrenta ameaças decorrentes de ações humanas, como destruição do habitat, caça ilegal e atropelamentos. Além disso, o risco de ataques por cães e a transmissão de doenças de animais domésticos, como a cinomose, contribuem para a vulnerabilidade dessa espécie", explica o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

A raposinha-do-campo é conhecida por seu comportamento monogâmico, e sua preservação é vital para a manutenção da biodiversidade no Cerrado. "A soltura de Dodô fortalece a importância da colaboração interinstitucional e do engajamento de estudantes de Medicina Veterinária na conservação da fauna silvestre. Este caso reforça a necessidade de proteção e conservação da biodiversidade, assegurando a saúde ecológica do Cerrado para as futuras gerações desta espécie", finaliza.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro