Hospital Veterinário da Uniube (HVU), representada..."> Equipe do HVU ministra treinamento sobre animais peçonhentos na Canacampo e Smurfit Kappa | Acontece na Uniube Hospital Veterinário da Uniube (HVU), representada...">

15 de dezembro de 23

A equipe do Hospital Veterinário da Uniube (HVU), representada pelo gerente clínico, professor Cláudio Yudi, e pela médica-veterinária e aprimoranda em Animais Silvestres, Lara Bisinoto, participaram do 9º Workshop de Saúde e Segurança do Trabalho da Canacampo e do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), evento voltado para representantes de empresas do Distrito Industrial I e membros do Corpo de Bombeiros de Uberaba. Eles ministraram o mini curso: "Prevenção de acidentes com animais peçonhentos".

O treinamento na Canacampo, localizada em Campo Florido, aconteceu na última quarta-feira, 13, com o objetivo de orientar os colaboradores sobre a identificação e manejo de animais peçonhentos. "Considerando a frequência de acidentes envolvendo animais peçonhentos, especialmente serpentes das espécies jararaca e cascavel, os colaboradores da Canacampo que realizam atividades em áreas rurais, possuem alto risco de acidentes ofídicos. Este mini curso objetivou fornecer orientação sobre a identificação e manejo adequado das serpentes", esclarece Yudi.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho da Canacampo, Danilo Rocha Costa, organizou o Workshop e explica que o objetivo do treinamento foi de desmistificar que o animal peçonhento não merece viver. "Tivemos a participação dos nossos colaboradores e colaboradores dos nossos associados que atuam na cadeia produtiva de cana de açúcar. A escolha do tema surge da preocupação em relação ao animal peçonhento, afinal, nossas atividades são desenvolvidas em um ambiente rural e a possibilidade de um acidente é muito alta. Nós entendemos que o trabalhador precisa saber como controlar o risco e o que ele deve fazer no caso de um acidente. Nosso objetivo foi de desmistificar que o animal peçonhento não merece viver", pontua.

O treinamento na Smurfit Kappa foi realizado na última quinta-feira, 14, abordando o tema "captura de animais peçonhentos". "O PAM, uma associação voluntária entre empresas e o poder público, visa reforçar a segurança contra incêndios e outros incidentes, incluindo acidentes com animais peçonhentos nas áreas das empresas. O objetivo é garantir maior segurança aos funcionários e à população circunvizinha, reduzindo danos e prejuízos decorrentes de eventos adversos", finaliza o gerente clínico.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro