Equipe do Direito da Uniube avança para final de competição jurídica da OAB/MG | Acontece na Uniube

Equipe do Direito da Uniube avança para final de competição jurídica da OAB/MG

07 de dezembro de 23

Três alunos do curso de Direito da Uniube, sob coordenação da professora Bruna Salgado Chaves, foram classificados para a final da Competição Acadêmica Prática Jurídica, organizada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA) da OAB-MG. Luiza Carrilho de Oliveira Resende, Alexia Maria Pereira da Mata e Henrique Ferreira da Silva Neto concorrem à premiação de R$ 1 mil.

A competição é destinada aos estagiários e às estagiárias de Direito com objetivo de oferecer aos estudantes experiências por meio de eventos ou julgamento simulados nas áreas Cível e Penal. A equipe da Uniube está inscrita na área Penal.

"As equipes de alunos devem resolver casos práticos, elaborando peças como um processo simulado. Nossa equipe está na área Penal e passou em todas as etapas de avaliação anteriores com altíssimas notas: elaboração de Defesa Prévia, Alegações Finais e Recurso de Apelação", explicou a professora Bruna Salgado.

Para Luiza Carrilho, do 8º período, a competição exige extremo controle emocional e obstinação, devido à competitividade entre equipes de todo o estado em cada etapa. O momento mais difícil, para ela, será o debate oral, mas a aluna pondera que os resultados positivos das últimas fases cacifam a equipe da Uniube para o desafio final.

A intenção de participar tem relação com a história de Luiza, o que torna o processo todo ainda mais especial.

"Embora muitos não saibam, minha vida sempre foi interpelada pelo crime. Tenho inúmeras histórias, envolvendo pessoas que eu amava muito, inclusive. Por isso, decidi aos 15 anos que seria criminalista, mas para além disso, tribuna do júri. Durante essa caminhada sempre quis a palavra, em outros termos, sempre quis a oportunidade de sustentar oralmente no plenário do júri, mas nunca foi me permitido. Por isso, resolvi competir. Foi a forma que encontrei de provar a minha capacidade e estrear na arena do verbo. Caminhamos muito bem, chegamos à final com 27,5/30 pontos, mais de 90% de aproveitamento. O prognóstico é positivo, mas a única certeza é que daremos o nosso melhor, independentemente de qualquer resultado", declara a aluna.

A fase final, com julgamento dos recursos com sustentação oral das equipes, será no dia 18, às 12h, na sede da OAB/MG, em Belo Horizonte. Estão previstas duas premiações, para o 1º lugar, R$ 1 mil, e em 2º, R$ 500 -- para cada rito processual (Cível e Penal).

A professora Bruna Salgado acrescenta que todas as peças elaboradas foram destaques na competição e que o sentimento é de confiança para a conquista do 1º lugar.

"Sob a representação de Luiza, as peças elaboradas pelo grupo foram elogiadas pelos corretores em todas as fases. Agora, avançamos para a final com nota máxima para o Recurso de Apelação. Confesso que já estava confiante no grupo desde a inscrição, mas foi uma grata e comemorada surpresa a nota máxima na peça para chegarmos à final. Sabemos que competimos com grupos e universidades extremamente qualificados, mas também estamos preparados enquanto grupo e Instituição para a fase final", completa.

Luiz Henrique Cruvinel