Engenharias Uniube participam de palestra sobre gestão industrial | Acontece na Uniube

Engenharias Uniube participam de palestra sobre gestão industrial

30 de junho de 22

Larissa Rodrigues

Os alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Química da Uniube participaram, na última semana, de uma palestra com o gerente industrial da SIPCAM, Sérgio Suave. O palestrante participou ao vivo do Rio de Janeiro do encontro e contou com a participação de mais de 70 graduandos. Sérgio possui 30 anos de experiência na área e abordou temas relativos aos equipamentos industriais e à gestão industrial.

A transmissão foi feita no anfiteatro da Biblioteca da Uniube em Uberaba. Após a palestra, Sérgio abriu espaço pra dúvidas e diálogo. "Os assuntos abordados na palestra proferida pelo engenheiro Sérgio Suave foram otimização de caldeiras, melhorias de processos químicos e gestão industrial no século XXI. O objetivo central é trazer aos alunos o que de fato é abordado nas indústrias atualmente, conhecimento atualizado e contextualizado, sendo compartilhado por um profissional extremamente experiente e coerente", descreve o coordenador das Engenharias de Produção e Química, Wagner Cardoso.

"Abordei um case real que fez parte da minha atuação como gerente industrial na indústria agroquímica que se constituiu em um projeto de melhoria de performance energética. Este projeto proporcionou economia de energia, ganhos importantes de produtividade, aumento da proteção ambiental e melhorias de processo que se traduziram em economias anuais substanciais para empresa. Muitos conceitos de engenharia foram demonstrados na prática, possibilitando aos acadêmicos visualizarem a aplicabilidade dos conteúdos estudados na graduação", descreve o palestrante.

O convite para a participação do gerente industrial foi feito pela professora Cleidenely Evangelista Franco Borges. "Eu conheci o Sérgio no Mestrado Profissional da Engenharia Química, fomos colegas de sala. Desde então mantemos a amizade e compartilhamos as nossas experiências profissionais. Por isso, a escolha do palestrante foi pautada pelo conhecimento e experiência profissional que ele  possui, além de ser uma pessoa solícita e disposta a dividir o saber", comenta a professora.

Ainda segundo a professora, palestras como a ministrada pelo engenheiro  servem para contextualizar conteúdos trabalhados em sala de aula, com ênfase nos tópicos discutidos para a realidade industrial. "Compreendemos que a rotina acadêmica é muitas vezes árdua, mas eventos como esse evidenciam aos alunos a necessidade da busca pelo saber e traz de forma intrínseca o entusiasmo e a motivação para as escolhas futuras", complementa

E para o palestrante, o entusiasmo em ter a interação com os alunos da Uniube foi grande. "Como engenheiro químico e executivo de indústrias química, petroquímica, farmacêutica e agroquímica, considero oportuna a possibilidade de compartilhar a experiência profissional com graduandos das engenharias, pois penso que isso amplia a visão das áreas de atuação e auxilia a formação dos futuros engenheiros e executivos que realizarão importantes trabalhos profissionais em um breve futuro. Faz parte da minha responsabilidade social motivar esses profissionais no desenvolvimento de um perfil mais próximo daquele que o mercado exige", compartilha Sérgio.

"É de vital importância que exista ligação estreita entre universidade e empresas para que o conhecimento adquirido pelo aluno possa ser contextualizado com troca de vivências/experiências que contribuirão muito com a formação completa e efetiva dos nossos alunos. Não há mais, em pleno século XXI, como dissociar ensino de mercado de trabalho, universidade de empresas, e alunos de profissionais. É preciso estreitar os laços, potencializando a empregabilidade de nossos alunos", finaliza o gestor Wagner Cardoso.