Engenharia de Produção Uniube tem aula prática em fábrica de fraldas | Acontece na Uniube

Engenharia de Produção Uniube tem aula prática em fábrica de fraldas

06 de julho de 23

Vinte alunos do curso de Engenharia de Produção da Uniube participaram de uma aula prática na indústria de fraldas CCM. O objetivo da visita foi apresentar aos alunos o processo da empresa, as máquinas e a gestão. Os alunos foram guiados pelos colaboradores da empresa e pelos alunos da Uniube, Thiago Polastrini e Camila Oliveira.

A CCM tem uma produção de 120 milhões de fraldas por mês em um parque industrial moderno e é responsável pela geração de centenas de empregos no município. Thiago, atual supervisor de suprimentos da empresa e aluno do 9º período do curso de Engenharia de Produção da Uniube comenta que a visita foi dividida em duas etapas: apresentação da empresa e apresentação dos processos da indústria.

"Mostramos o posicionamento no mercado atual e as perspectivas de crescimento nos próximos anos. Também, apresentamos a equipe que acompanhou a visita. Depois, levamos todos para conhecer o processo do começo ao fim, apresentando as etapas de recebimento e armazenamentos das matérias-primas, abastecimento na linha de produção, etapas de produção e controle de qualidade, finalizando na área de armazenamento do produto final", detalha.

As visitas técnicas já fazem parte do planejamento do curso de Engenharia de Produção da Uniube. "É um momento rico, em que o aluno tem a oportunidade de confrontar se o que ele viu em sala de aula é aplicado na prática industrial ou não, e também questionar o professor sobre itens que podem merecer atenção especial. Digo sempre que o melhor laboratório para a engenharia de produção é chão de fábrica. Por isso sempre realizamos, pelo menos, duas visitas técnicas por semestre com eles. Essa foi especial, porque são raras as indústrias que nos permitem fazer visita técnica no período da noite, por questões diversas como segurança, viabilidade, disponibilidade, dentre outros", complementa o gestor do curso de Engenharia de Produção da Uniube, Wagner Cardoso.

Por meio desse contato com as empresas, os alunos podem estar atualizados com as novidades do mercado. "Com essa aproximação, pode-se levar a teoria na prática, assim, vendo a realidade do que é apresentado na sala de aula com a execução no ambiente de trabalho, desde a área de planejamento, análise até a parte de operações. As visitas são uma oportunidade de complementar as aulas, favorecendo no crescimento e no entendimento do aluno, podendo ver a aplicação do que é ensinado", destaca Thiago.

O gestor do curso agradece a empresa pela oportunidade da visita e pontua que está sempre em busca de melhorias no ensino. "Entregamos aos alunos o conhecimento que eles precisam para atuar profissionalmente otimizando custos, melhorando processos e produtos e alavancando as margens de lucro das empresas. Temos como exemplo nossos TCCs, em que os alunos são motivados constantemente a trazerem propostas reais, com impactos reais e mensuráveis. É um ciclo virtuoso, que não tem fim, pois nosso relacionamento com os alunos não termina na colação, ele perdura pela vida toda", finaliza.