Engenharia de Produção da Uniube realiza visita técnica na Logum Logística | Acontece na Uniube

Engenharia de Produção da Uniube realiza visita técnica na Logum Logística

04 de outubro de 22
1 / 3
2 / 3
3 / 3

Os alunos do curso de Engenharia de Produção da Uniube realizaram, na última semana, uma visita técnica na empresa Logum Logística, em Uberaba. A visita aconteceu no período noturno e foi guiada por dois ex-alunos da Universidade que trabalham na empresa. Ela teve o objetivo de apresentar aos graduandos todo o processo de logística do etanol.


Os ex-alunos da Uniube e colaboradores da Logum, Cleber Silva e Francisco Costa, coordenador de terminais e supervisor de operações, respectivamente, apresentaram aos alunos diversos conceitos referentes à logística, aos indicadores de desempenho e à gestão de operações. "Para LOGUM é muito importante essa parceria com as instituições de ensino, pois assim é possível, além de compartilhar conhecimento, apresentar os benefícios do nosso sistema logístico, que impacta positivamente a comunidade com benefícios ambientais e econômicos, pois além da redução de custos logísticos em todo o processo, oferece uma alternativa de transporte que proporciona uma redução significativa na emissão de poluentes, e contribui para a redução do impacto do trafego rodoviário nos grandes centros urbanos", explica Cleber.


De acordo com o gestor do curso de Engenharia de Produção da Uniube Uberaba, Wagner Cardoso, as visitas técnicas são de extrema importância para a formação dos alunos. "Quando nosso aluno é destaque nas empresas, é justamente por fornecermos essa formação integrada, com grande sinergia entre universidade e mercado. Aqui na Uniube não existe ensino puramente teórico, pois nossos docentes são de mercado, atuam no mercado, e também são motivados a trazerem para dentro da sala problemas reais para que seus alunos aprendam, resolvendo problemas", complementa o gestor.


Ainda segundo Wagner, esse contato do aluno com o mercado de trabalho é frequente no curso da Uniube. "O ensino obtém êxito por mérito dos docentes e dos próprios alunos, que fazem questão de aliar teoria e prática. Importante frisar que o melhor laboratório para a Engenharia de Produção é chão de fábrica é onde o processo ocorre. Nenhum laboratório do mundo, por mais moderno que seja, é tão eficiente e efetivo quanto o chão de fábrica. Sempre que podemos, levamos nossos alunos a visitas técnicas orientadas. Este ano já foram duas grandes visitas, uma na Cervejaria Petrópolis e agora na Logum, e já estamos planejando a terceira. Temos mais vagas de estágio do que estudantes, sendo assim, nossos alunos, com o preparo correto, podem selecionar as vagas que melhor encaixem no perfil profissional deles", continua.  


 Para Francisco, a aproximação do estudante com o mercado abre uma série de possibilidades na profissão. "Durante o curso, sempre levamos conosco o conceito do profissional que trabalha para minimizar custos e maximizar lucros, mas não é somente isso, na Universidade tivemos a possibilidade de aprender principalmente com os professores que tinham conhecimento e vivência em campo, outros conceitos importantes que levamos para vida profissional como o direcionamento para área de maior afinidade, respeito as diferenças, o trabalho em equipe se torna bem mais fácil e o desenvolvimento das capacidades para nos colocar em vantagem no mercado", destaca o ex-aluno.


As disciplinas do curso de Engenharia de Produção permeiam por diversas áreas do conhecimento, por isso, a formação dos profissionais da área é multidisciplinar. "O profissional formado nessa área de conhecimento se torna apto para atuar gerenciando recursos humanos, financeiros, materiais e logísticos de uma empresa, com objetivo de aumentar sua competitividade, produtividade e rentabilidade. É por isso que as visitas promovidas pela Uniube são de suma importância, pois possibilitam ao futuro profissional uma visão mais ampla do mercado de trabalho, entendendo os desafios e as atribuições técnicas necessárias para empregar em sua futura área de atuação", finaliza Cleber.