Engenharia de Produção: conheça as áreas de atuação e a grade curricular do curso na Uniube | Acontece na Uniube

05 de julho de 23

O curso de Engenharia de Produção da Uniube formou 586 profissionais em 18 anos de atuação

A Engenharia de Produção é uma área de estudo que surgiu no Brasil na década de 1950, acompanhando a chegada de indústrias multinacionais ao país. A Uniube estabeleceu o curso em 2005, e desde então tem contribuído para a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Com uma duração de 10 semestres, o curso abrange diversas áreas de atuação, incluindo engenharia de operações e processos de produção, cadeia de suprimentos, pesquisa operacional, engenharia da qualidade, engenharia do produto, engenharia organizacional, engenharia econômica, engenharia do trabalho, engenharia da sustentabilidade e educação em engenharia de produção.

De acordo com o MEC, por meio do PSIU (Sistema de Gestão de Indicadores da Uniube), um total de 120.372 alunos de Engenharia de Produção estavam matriculados em 2021 (último censo da educação superior divulgado), sendo superado apenas pela Engenharia Civil, que contou com 206.201 alunos.

Na Uniube, a grade curricular foi elaborada para alinhar as abordagens necessárias e garantir a excelência no desempenho profissional dos estudantes após a conclusão, incorporando as abordagens e metodologias profissionais mais atuais aplicadas à prática empresarial e industrial. "Nós oferecemos aulas práticas em laboratórios, estudos de caso, resolução de problemas reais e aprendizagem baseada no trabalho em equipe, uma vez que é comum que o Engenheiro de Produção trabalhe em equipes multidisciplinares. Também enfatizamos a prática por meio de visitas técnicas, nas quais os alunos, acompanhados de professores ou do gestor do curso, conhecem diferentes processos produtivos, vivenciando a rotina e o dia-a-dia dos profissionais da área no chão de fábrica, executando suas funções. Durante esses momentos, incentivamos os alunos a sanar todas as dúvidas que possam ter em relação às aplicações práticas e à integração entre teoria e prática", afirma o gestor do curso, professor Wagner Cardoso.

Ao destacar os pontos fortes do curso, o gestor ressalta que ao longo de seus 18 anos de atuação, o curso tem se consolidado como uma referência na formação de profissionais capacitados e preparados para os desafios da área. "Temos um corpo docente altamente qualificado, que une conhecimento teórico e experiência prática, e o alinhamento do currículo às necessidades do mercado de trabalho. Essa combinação tem garantido uma alta taxa de empregabilidade, tanto que atualmente não há nenhum aluno do curso disponível para estágio ou emprego, pois todos já estão inseridos no mercado de trabalho", finaliza.

E para aqueles que têm interesse em ingressar na área, a Universidade está com inscrições abertas para o Vestibular Online, com ingresso a partir deste segundo semestre. E o vestibular tem uma novidade, a oferta de bolsas de 50% para todos os cursos presenciais e semipresenciais, exceto Medicina. Acesse aqui e faça já sua prova.