Engenharia Ambiental é o pilar para o futuro da gestão sustentável | Acontece na Uniube

Engenharia Ambiental é o pilar para o futuro da gestão sustentável

29 de janeiro de 21

Ao ter conhecimento sobre as diversas áreas de atuação e a relevância da Engenharia Ambiental para o futuro do planeta, a egressa Andreia Marega decidiu iniciar a graduação na Uniube. "Eu escolhi o curso pela diversidade de áreas de atuação e pela importância da profissão, que, por meio do saneamento básico, impacta diretamente o desenvolvimento econômico do país", conta.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, a preocupação das pessoas e empresas com questões ambientais aumentou nos últimos anos e fez com que a Engenharia Ambiental, comemorada neste domingo (31), se tornasse uma das profissões mais favoráveis para o futuro. Conforme o levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a área apresenta uma taxa de crescimento estimada em 19,4% até 2023.

Com esse crescimento, aumentam também as oportunidades de trabalho para os profissionais da área. "Esse profissional é capacitado para trabalhar em empresas privadas que elaboram e que executam projetos de gestão ambiental, empresas químicas, complexos agroindustriais, mineradoras e construtoras de grande porte. Pode atuar também em empresas de assessoria especializada em gestão ambiental, na aplicação de instrumentos como os planos diretores, no gerenciamento e na recuperação de áreas contaminadas, entre outros", diz a professora e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Uniube, em Uberaba, Francienne Góis Oliveira.

E para lidar com tantas opções e se destacar no mercado, os estudos são primordiais para o Engenheiro Ambiental. "É preciso ter conhecimentos sólidos das ciências fundamentais de base para a Engenharia (Matemática, Física, Química, Biologia), das ciências ambientais (água, ar e solo) e das tecnologias de controle e gestão ambiental. É inevitável a familiaridade com recursos computacionais como GPS profissional, softwares de modelagem ambiental e equipamentos portáteis de leitura e registro de dados", pontua o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Uniube, em Uberlândia, Fabrício Pelizer.

O ex-aluno da Uniube Uberlândia, Jonas Inácio Neto, confirma a fala do docente ao comentar sobre as experiências adquiridas na graduação. "Cresci muito pessoal, cultural e profissionalmente. Antes de entrar numa universidade, procurei saber acerca de todas as oportunidades que ela oferecia e o que era necessário para conseguir as coisas que queria. Na Uniube, participei de projetos de pesquisa e fiz um intercâmbio para a realização do estágio obrigatório em Portugal", pontua.

Engenharia Ambiental da Uniube

O Curso de Engenharia Ambiental tem como proposta formar profissionais com competência para avaliar, monitorar e propor intervenções na dimensão das alterações ambientais causadas pelas atividades humanas, políticas ambientais e sustentabilidade dos recursos naturais.Alguns componentes estudados no curso são os de Administração e Economia; Algoritmos e Programação; Ciência dos Materiais; Estatística; Expressão Gráfica; Fenômenos de Transporte; Física; Informática; Matemática; Mecânica dos Sólidos; Metodologia Científica e Tecnológica; Química e outros.

"A formação do aluno é combinada com a tecnologia, tanto nos aspectos técnicos (saneamento básico e aterramento sanitário, sistemas de abastecimento de água, controle da poluição sonora e biotecnologia), nas áreas de gestão ambiental (licenciamento ambiental, sistema de gestão ambiental, saúde e segurança do trabalho, saúde pública e vigilância sanitária) quanto  no ambiente empreendedor (economia e administração, educação financeira, legislação e direito ambiental)", explica o coordenador Fabrício Pelizer.

A graduação de Engenharia Ambiental da Uniube conta com aulas práticas em laboratórios especializados, visitas técnicas em empresas, ofertas de estágio ao longo do curso e a possibilidade de intercâmbio, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade e dos Programas de Bolsas Ibero-Americanas. As inscrições para o vestibular de Engenharia Ambiental e Sanitária já estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site: https://uniube.br/vestibulares/.