ENEM 2021: Professor da Uniube dá dicas de como se preparar nos últimos dias | Acontece na Uniube

ENEM 2021: Professor da Uniube dá dicas de como se preparar nos últimos dias

17 de novembro de 21

Mais de três milhões de estudantes vão prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que começa no próximo domingo (21). No primeiro dia de Enem, os candidatos fazem a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação e  ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, 28 de novembro, a prova é de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

O diretor de desenvolvimento institucional da Uniube, Cristiano Arruda, explica um pouco sobre o Exame e como se preparar nos últimos dias.

- O que o Enem representa hoje para a Educação?

Cristiano Arruda: O ENEM hoje é o maior portal de acesso ao Ensino Superior do país. Qualquer pessoa que queira ingressar numa universidade pública federal ou mesmo nos institutos federais de educação tecnológica, IFETs, precisam prestar o Exame para obter o ingresso.

Em complemento, as notas do ENEM são usadas para a seleção dos alunos pelo PROUNI, com bolsas de 50% ou 100% em instituições de ensino superior particulares, e também para os interessados no FIES, processo de financiamento público também para instituições privadas.

- Como a prova do Enem é montada?

Cristiano Arruda: A prova do ENEM é dividida em cinco áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática, cada uma com 45 questões objetivas, e a Redação.

A prova é aplicada em dois domingos consecutivos, sendo que no primeiro dia são aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, num tempo total de 5h30, e Ciências da Natureza e Matemática no segundo dia, com 5h de tempo máximo.

Talvez a maior diferença do ENEM para os demais vestibulares seja a metodologia de correção das questões, que usa a TRI - Teoria de Resposta ao Item. A pontuação das questões leva em conta o seu índice de dificuldade, o índice de discriminação (capacidade de separar quem sabe de quem não sabe) e o acerto ao acaso (chute), fazendo com que alunos que porventura acertem uma questão difícil, mas errem uma questão fácil recebam menos pontos na questão difícil que  acertaram do que aquele que acertar a difícil e também a fácil.

- Na reta final para o Exame, como os alunos podem utilizar o tempo restante para o preparo?

Cristiano Arruda:Neste momento, como estamos a alguns dias da prova, a melhor preparação a se fazer é focar a resolução das provas anteriores do ENEM. Por essa metodologia, o aluno revisa somente os conteúdos que porventura não acertar, economizando um grande tempo ao não estudar o que já sabe. É importante, também, se preparar para suportar o grande tempo que ficará sentado fazendo a prova e nada melhor que simular esse tempo resolvendo provas!

- Quais as principais dicas para a resolução da prova?

Cristiano Arruda: O ENEM, com a TRI, avalia a coerência pedagógica do aluno. Assim, é muito importante buscar acertar todas as questões mais fáceis para ele, uma vez que, errando questões fáceis, sua nota fica bem menor. Por isso, precisamos, ao encontrar alguma questão difícil, pular essa questão nesse primeiro momento, para que possamos ter tempo para passar por todas elas. O que acontece na maioria das vezes é que os candidatos "empacam" nas questões difíceis, gastando tempo e mesmo assim errando-as, e ficam sem tempo para resolver as questões fáceis, que estão mais ao final da prova.

- E quais as dicas para os alunos?

Cristiano Arruda: Bom, é importante descansar bem no dia anterior, assistir a um bom filme para relaxar a cabeça e procurar dormir o maior número de horas possível. No domingo da prova, devemos nos atentar para chegar com tempo ao local de prova, evitando correrias e stress desnecessários, lembrando que os portões abrem às 12h e fecham às 13h.

Entrevista sobre o tema

O professor Cristiano Arruda participou, na última semana, de uma entrevista para o jornal MG1, da TV Integração, afiliada da Rede Globo, para falar sobre o ENEM. Confira em: https://globoplay.globo.com/v/10043512/

Simulado gratuito

Os vestibulandos contam, neste semestre, com a ferramenta Simulado Enem VIP. Uma plataforma que possui o objetivo de ofertar uma revisão para a prova do ENEM, por meio da disponibilização de todas as questões de provas anteriores do Exame. O aluno pode montar o simulado por área cobrada no ENEM ou com questões variadas. O treinamento considera ainda o tempo para a realização do simulado e disponibiliza um curso completo de redação com 11 aulas atualizadas.

Acesse a ferramenta em: enemvip.com.br/uniube