Egresso de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia é destaque na mídia | Acontece na Uniube

Egresso de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia é destaque na mídia

23 de março de 21

O engenheiro civil e ex-aluno da Uniube Uberlândia, André Medeiros, foi destaque em matéria divulgada pela TV Paranaíba, afiliada Rede Record. André atua como engenheiro de obras e tem como principal função fazer com o que o trabalho aconteça conforme o planejado, ou seja, materializar o projeto inicial. Ele é o profissional que organiza as atividades diárias da obra e dos trabalhadores, cumprindo as normas e instruções e buscando garantir a otimização dos custos, qualidade e segurança.

Para garantir a segurança de uma obra, é fundamental a contratação de um engenheiro responsável, que gerencie a construção física e desempenhe um papel significativo na transformação do desenvolvimento proposto. E para acompanhar de perto e garantir o cumprimento do que foi previsto, segundo o egresso, existe o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), órgão presente em todos os estados da federação e responsável por fiscalizar, orientar e verificar, no âmbito regional, o exercício das profissões da área tecnológica.  "A fiscalização do CREA é muito importante para os profissionais porque assegura que no mercado de trabalho só vão atuar profissionais habilitados e competentes. Para o cliente, é uma segurança porque todos os projetos e etapas da obra são inspecionados, garantindo a solidez do empreendimento", diz Medeiros.

Ainda segundo o ex-aluno, o engenheiro responsável técnico da obra deve emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), comprovando a própria responsabilidade técnica do empreendimento. "O CREA tem por objetivo garantir que todos os empreendimentos possuam responsáveis técnicos, autuando obras e empresas que estejam fazendo exercício ilegal da profissão, sendo assim garantindo à sociedade serviços de qualidade", informa Medeiros. A fiscalização do CREA é feita rotineiramente e aleatoriamente, sem prévio agendamento, e solicita toda a documentação referente às diversas disciplinas que compõem um empreendimento. Em caso de problemas, o responsável técnico é quem responde pela construção. As multas aplicadas podem chegar a R$ 7 mil.

Para o diretor do curso de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia, Carlos Barreiro, que por seis anos atuou como conselheiro do CREA, a grande maioria das denúncias de insatisfação feitas ao Conselho se dão porque o responsável pela elaboração do projeto, obra ou construção não tem atribuições junto ao CREA. "Essa situação é bem grave e o CREA existe para defender a sociedade e o exercício da profissão", explica Barreiro.

Um procedimento simples para quem vai iniciar a contratação de profissionais para um projeto ou uma obra é consultar no site do CREA se o profissional está registrado e tem atribuições para o tipo de obra que será feita, informa o professor. E lembra que a Engenharia Civil tem um leque de atribuições dentro do próprio curso, abrindo muitas oportunidades aos egressos, como a construção civil, transportes, estradas e aeroportos, saneamento, meio ambiente, pois nem sempre um profissional, mesmo formado, está habilitado a atender em todas as áreas.

Na Uniube, o currículo de Engenharia Civil contempla todas as atribuições, com conteúdos, habilidades e competências que se traduzem na vida profissional. O egresso André Medeiros conta como a formação que teve na Uniube contribuiu para este cargo. "Minha experiência na universidade foi muito boa, tive a oportunidade de ter excelentes professores que contribuíram bastante na jornada. Trabalhei na própria universidade como meu primeiro emprego, pois entrei aos 16 anos na área de recursos instrucionais e depois tive a oportunidade de iniciar o curso de Engenharia Civil. Consegui iniciar estágio ainda no 5º período em uma obra residencial, onde pude aprender bastante. Ao finalizar a obra, comecei novo estágio na empresa em que atuo até o momento. Tive a oportunidade de me desenvolver na ZP Empreendimentos passando de estagiário, auxiliar, engenheiro de obras e hoje ocupo o cargo de gestor de obras".

Confira a matéria completa pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=I6xWGDNBUvE