Egresso da Uniube vence competição nacional de comunicação | Acontece na Uniube

Egresso da Uniube vence competição nacional de comunicação

11 de dezembro de 20

O egresso do curso de Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube), Ronaldo Faria Júnior, venceu a etapa nacional da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom) com o radiodocumentário Nas Ondas do Slam. O anúncio foi feito ontem durante a solenidade de encerramento do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Salvador, em formato virtual.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora Cíntia Cerqueira Cunha Pimenta, no segundo semestre de 2019, concorreu com os trabalhos vencedores nas outras regiões do país vindos da Universidade Federal de Santa Catarina, representando a região Sul, Universidade Católica de Brasília, representando a região Centro-Oeste, Universidade Federal do Amazonas, representando a região Norte, e Universidade de Fortaleza, representando a região Nordeste.

Para chegar à competição nacional, na modalidade Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio, o jornalista enfrentou primeiro os concorrentes na etapa regional Sudeste, realizada em outubro. Na ocasião, ele competiu com trabalhos do Centro Universitário Sagrado Coração, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Espírito Santo e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O trabalho vencedor, cujos troféus das etapas vencidas serão enviados via Correios, retrata o surgimento do poetry slam, movimento que nasceu nos anos 1980, nos Estados Unidos, caracterizado pelas batalhas de poesia falada, normalmente, com alta carga de crítica social. O radiodocumentário percorre o surgimento do slam no Brasil e em Uberaba, destacando alguns poetas uberabenses dos movimentos poéticos slam Ondaka, slam Ondaka de poemas curtos, slam Duamô, slam Awañene Apoena e slam Interescolar.

As cerimônias de premiação das etapas regional e nacional estão disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=DFDPXoiV-VU&t=4408s e https://www.youtube.com/watch?v=MbMcofVJpHc, respectivamente.