Egresso da Uniube, presidente do Conselho Federal de Odontologia recebe honraria em Santos | Acontece na Uniube

27 de novembro de 23

O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, recebeu a Medalha Tiradentes do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), maior honraria concedida a um profissional. Juliano é formado na Uniube, na turma de 1996, e coleciona homenagens pelo Brasil pela defesa da profissão e multiplicação de conhecimentos.

Nascido em Tupaciguara, no interior de Minas Gerais, Juliano do Vale morou em Uberaba e estudou na Uniube, que abriga uma das escolas de Odontologia mais tradicionais do Brasil. Ele é reconhecido por ter uma trajetória profissional pautada na defesa da classe dos cirurgiões-dentistas.

Depois da formatura, ele iniciou trajetória profissional em Palmas (TO), onde mora até hoje. Foi aprovado em concursos públicos da Secretaria Estadual de Saúde e da Polícia Militar. Logo nos primeiros anos de atuação, ele participou de atividades classistas e de representação, como os Conselhos Municipal e Estadual de Saúde. Inscrito pelo Conselho Regional de Odontologia de Tocantins (CRO-TO), exerceu cargo de Presidente da autarquia entre 2006 a 2017, antes de assumir a presidência do CFO.

"Além da formação profissional, acadêmica, que foi muito intensa, possibilitando um início de carreira seguro, a Uniube também ajudou em muitos outros aspectos, e cito como exemplos a responsabilidade social (na época havia projetos de atendimento à comunidade), também no desenvolvimento de relações interpessoais, devido ao grande número de alunos dos mais diversos locais, e muitas atividades coletivas. Também foi muito importante morar em Uberaba para o meu desenvolvimento pessoal. A cidade tem suas tradições culturais, religiosas, sociais e, principalmente, o pensamento desenvolvimentista, que naquela época era muito marcante entre os estudantes, pois todos queriam progredir e crescer na vida e na carreira profissional. Faria tudo novamente", considerou.

Juliano do Vale acrescenta que a homenagem foi a coroação do trabalho de representação da classe, devido à importância da medalha. Ele considera que, hoje, o trabalho dos conselhos está mais próximo dos cirurgiões-dentistas, diferente do que era no passado. "Hoje caminhamos lado a lado com todos os setores da Odontologia, profissionais, empresas, indústrias e faculdades. Sempre em busca de mais reconhecimento e maior valorização da nossa profissão", ressaltou.

Em junho de 2022, o presidente do CFO recebeu o título de cidadão uberabense, em cerimônia na Câmara Municipal.

O diretor do curso de Odontologia da Uniube, Luís Henrique Borges, ressaltou a conquista do ex-aluno e relembrou da participação de Juliano em atividades com estudantes. "Termos um ex-aluno como presidente do nosso Conselho de Classe já é motivo de grande orgulho. Porém, o Dr. Juliano do Vale foi agraciado com a maior honraria concedida pelo CROSP, pelos relevantes serviços prestados à melhoria da saúde bucal da população, bem como à classe odontológica. Egresso do Curso de Odontologia da Uniube em 1996, sempre reconheceu a excelente formação que lhe foi proporcionada. Já esteve nos visitando e conversando com nossos alunos, ressaltando a qualidade da formação do nosso curso e falando de sua trajetória na Odontologia. Esse reconhecimento nos enche de orgulho. Desejamos muito sucesso ao Dr. Juliano do Vale e esperamos que, em breve, ele possa estar novamente conosco", disse.

A entrega da Medalha Tiradentes foi feita na última quarta-feira (22), em cerimônia realizada na sala Princesa Isabela, na Prefeitura Municipal de Santos, e contou com a presença de renomados líderes da Odontologia brasileira, incluindo 23 presidentes de Conselhos Regionais e Federais.

Luiz Henrique Cruvinel