Medicina da Uniube, Victor Ferro, participa da terceira edição..."> Egresso da Medicina Uniube ministra workshop em Congresso Médico-Acadêmico na UEMG | Acontece na Uniube Medicina da Uniube, Victor Ferro, participa da terceira edição...">

14 de junho de 23

Egresso do curso de Medicina da Uniube, Victor Ferro, participa da terceira edição do Congresso Médico-Acadêmico, organizado por discentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que acontece nos dias 17 e 18 de junho. O objetivo é complementar a formação dos estudantes por meio de palestras, rodas de conversa e oficinas, além de estimular e promover a produção científica. Victor é médico, graduado na Uniube, e está no segundo ano de residência em Clínica Médica na USP de Ribeirão Preto.

A participação do egresso será por meio de um workshop prático no dia 18, com o tema "ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia". "O ACLS é um guideline feito pela American Heart Association, para auxílio no manejo de pacientes cardiológicos críticos. O objetivo é de padronizar condutas médicas na sala de emergência para tratamento de condições como taquiarritmias, bradiarritmias e parada cardiorrespiratória (PCR). Esse guideline é dado em um curso oferecido aos médicos e estudantes de Medicina para aprenderem a identificar ritmos cardíacos ameaçadores à vida, realização de suporte ventilatório como intubação orotraqueal, tratamento de arritmias cardíacas e condução de PCR, além de ter uma parte específica para manejo pós-PCR. É de suma importância a realização desse curso pelos profissionais da área da saúde que possuem um maior contato com o paciente crítico. Nos pronto-atendimentos do mundo todo aparecem casos assim diariamente e, pela gravidade, possuem altas taxas de mortalidade se nada for feito ou se for conduzido de forma incorreta", explica o médico.

Victor pretende prestar Cardiologia e atuar na área. Acompanhando a rotina do pai, que é professor universitário há 25 anos, ainda no Ensino Médio surgiu o interesse em seguir a área acadêmica. "Desde o 3º ano do Ensino Médio, dava aulas de Física para colegas vestibulandos. Pretendo, sim, seguir ministrando aulas em congressos e eventos e, eventualmente, entrar em algum cargo de preceptoria de residência médica. Participei de um congresso recente em Votuporanga feito pelos acadêmicos do curso de Medicina da UNIFEV, onde discorri um pouco sobre a identificação das principais causas de dor torácica no pronto-atendimento. Tenho um perfil no Instagram onde posto fatos sobre meu dia a dia e sempre coloco alguns casos clínicos para realizar discussões com os meus seguidores. Tento trazer casos rotineiros que todos irão se deparar durante os atendimentos, sempre levando conhecimento baseado nas evidências mais recentes", comenta.

Para Victor, participar de eventos acadêmicos, tanto como palestrante, quanto como ouvinte, é algo muito benéfico para o conhecimento. "Na área médica, há atualizações diárias sobre manejo e identificação de doenças, e fica muito difícil acompanhar tudo. Por isso congressos como esse existem para sumarizar o que há de mais atual e importante em cada área. Meu pai é professor acadêmico há mais de 25 anos e sempre o levei como exemplo. Talvez por ter muito contato com o meio, sempre gostei de ministrar aulas e repassar um pouco do que sei. Dar aula é a melhor forma para solidificar o conhecimento, além de nos proporcionar experiências com outras pessoas que possuem compreensão de fatos que desconheço. Afinal, como diz Séneca: "O conhecimento está disperso pela sociedade", finaliza.