Egressas da Uniube realizam pesquisa sobre tratamento em contaminados pela Covid-19 na Odontologia | Acontece na Uniube

18 de maio de 22

As ex-alunas do curso de Odontologia da Uniube, Roberta Maria Pimenta Chadú e Ana Gabriela Aguiar Caetano Rezende, sob orientação da docente Sanívia Aparecida de Lima Pereira, participaram da produção de um capítulo para o livro: A pesquisa em Ciências Biológicas - desafios atuais e perspectivas futuras. O artigo tratou sobre a doença periodontal na Covid-19 e foi feito como Trabalho de Conclusão de Curso. A obra está disponível gratuitamente no site da editora Atena, pelo link: ACESSE

Segundo a orientadora, professora Sanívia, o TCC é realizado por meio da apresentação escrita e oral de trabalhos de iniciação científica ou estudos de revisão da literatura que abordem temas atuais e relevantes na área de Odontologia. "A escolha do tema ocorreu durante a pandemia de Covid-19, com a abordagem de um tema recente e com implicações clínicas na cavidade oral ainda pouco conhecidas. Dessa forma, o objetivo do estudo foi realizar revisão da literatura sobre a doença periodontal na Covid-19. Descrevemos dados relativos a patógenos, formas de contágio, sintomas, manifestações clínicas, transmissão e tratamento da doença periodontal e da Covid-19 e a relação entre essas duas doenças", explica.

O tema foi publicado como artigo em um livro científico e disponibilizado gratuitamente aos interessados. "Grande parte das pessoas não sabiam que o coronavírus poderia permanecer vivo no organismo humano por mais de 20 dias. Com nossos estudos, não só informamos isso, como demonstramos em coleta de dados que ele pode se alojar em bolsas periodontais em nossa boca, e que a higiene oral e os acompanhamentos semestrais ao cirurgião-dentista podem evitar recontaminações com o mesmo", explica a egressa Roberta Chadú.

A produção do trabalho foi intensa devido ao ineditismo do tema. "Não havia tantos artigos sobre isso nas bases de dados, porém, com uma excelente ajuda da nossa orientadora, conseguimos encontrar as palavras-chaves certas para procurar e coletar as informações necessárias. No final, tudo foi muito gratificante e de grande valia. Por se tratar de um assunto tão atual e importante, sabemos que não podemos parar de ler sobre o assunto, não só por questões científicas, mas também para nos cuidarmos. Os nossos planos atuais são de pegar bastante experiência e logo seguir para uma especialização", finaliza a egressa Ana Gabriela.