Egressa da Odontologia é aprovada no Doutorado da UFU e recebe "menção honrosa" durante Jornada Odontológica em Uberlândia | Acontece na Uniube

23 de dezembro de 21

A egressa do Mestrado em Odontologia, Larissa Martins da Costa, recebeu menção honrosa pela apresentação da pesquisa de conclusão da Pós-Graduação, na XVI Jornada Odontológica, realizada no último mês, em Uberlândia. A menção foi recebida pela categoria "Pós-Graduação" na qual concorreram alunos de diversas universidades do Brasil.

O trabalho de pesquisa desenvolvido pela cirurgiã-dentista, intitulado "Efeito de dentifrícios clareadores na recuperação da cor e na rugosidade superficial de resinas compostas nanoparticuladas manchadas com vinho tinto", tem o  objetivo de avaliar os cremes dentais capazes de remover o manchamento de restaurações dentárias.

Na Uniube, a trajetória da Larissa começou em 2012, quando ela iniciou a graduação em Odontologia. Em 2017 ela se formou. No ano seguinte, ingressou no Mestrado em Odontologia e, em seguida, na Especialização em Prótese Dentária.

Para ela, receber a menção honrosa reforça todo o trabalho e a dedicação desenvolvidos há quase dez anos na profissão. "Receber este título durante um evento de suma importância para a Odontologia foi uma surpresa e um orgulho muito grande. O desenrolar da pesquisa foi muito conturbado, então receber este título me deu ainda mais certeza da profissão que estou seguindo", comenta.

Ela ainda enfatiza a persistência dos atuais alunos da Odontologia que tiverem interesse em seguir na área acadêmica. "A dica que deixo para os alunos que têm interesse na  área acadêmica é que persistam mesmo diante das primeiras dificuldades enfrentadas no meio acadêmico. Todas elas valem a pena, porque, acima de tudo, é muito gratificante trabalhar com pesquisa", pontua.

A pesquisa de Mestrado foi realizada em parceria com a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) e teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Programa de Iniciação Científica da Uniube. O trabalho foi supervisionado pelo professor doutor Vinícius Rangel Geraldo Martins e contou com a colaboração da discente do Mestrado em Odontologia da Uniube, Giovanna Sousa de Oliveira Chagas, e de outros docentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia da Uniube, professor doutor Cesar Penazzo Lepri, professora doutora Ruchele Dias Nogueira Geraldo Martins, além da professora doutora Regina Guenka Palma-Dibb (FORP-USP).

"Este prêmio é motivo de orgulho para nossa equipe e demonstra a excelência dos programas de pesquisa da Uniube, visto que a Larissa participou do programa de iniciação científica e, posteriormente, da Pós-Graduação em Odontologia sempre apresentando destaque em suas atividades", destaca o professor Vinícius.

Novos voos

Após a conquista do título de menção honrosa na XVI Jornada Odontológica, recentemente Larissa também foi aprovada no Programa de Doutorado em Clínica Odontológica Integrada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com ênfase em prótese dentária. Para a próxima etapa da Pós-Graduação, a cirurgiã-dentista diz que visa ampliar os horizontes profissionais. "O doutorado teve início em agosto deste ano. No primeiro semestre de 2022, começarei o projeto de doutorado propriamente dito, que será um trabalho clínico randomizado em que  eu vou testar coroas obtidas por meio do sistema 'cad/cam', confeccionadas por duas técnicas (impressão e fresagem)", explica Larissa.