Egressa da Medicina Veterinária recebe "Menção Honrosa" durante Encontro Nacional de Patologia Clínica Veterinária | Acontece na Uniube

20 de dezembro de 21

A egressa do curso de Medicina Veterinária da Uniube, Vanessa Bizinotto, conquistou o prêmio de Menção Honrosa no V Encontro Nacional de Patologia Clínica Veterinária, com a apresentação do trabalho intitulado "Leucocitose por linfocitose atípica em gato doméstico". Além do trabalho da Vanessa, outros cinco trabalhos foram aprovados e apresentados no mesmo evento.

A médica-veterinária, que está em etapa final do Aprimoramento em Diagnóstico Laboratorial no Hospital Veterinário da Uniube (HVU), conta que o trabalho já estava em processo de elaboração desde o início da residência, em fevereiro de 2020.

Para ela, o tema do trabalho foi capaz de reunir fatores que foram extremamente importantes para a formação acadêmica dela. "O tema que eu escolhi foi uma junção de três fatores muito importantes: eu sou apaixonada por hematologia, desde que comecei a residência, principalmente por incentivo da professora Joely Ferreira; eu gosto muito de estudar alterações laboratoriais de neoplasias (sou pós-graduada em Citopatologia Veterinária) e a imagem do trabalho em si, que se tratava de um resumo fotográfico. Apesar de ser um diagnóstico considerado ruim, por ser sugestivo de linfoma, que é um câncer difícil de tratar em gatos, a imagem era muito bonita", compartilha Bizinotto.

Ainda de acordo com Vanessa, receber o título de "Menção Honrosa" no evento a fez ter certeza da sua trajetória acadêmica e profissional. "Além de ser um norteador da minha evolução na área, o título conquistado pode me ajudar no ingresso no mestrado, bem como na participação de outros eventos científicos. Deixar meus mais sinceros agradecimentos aos professores que estiveram comigo durante a graduação e que incentivaram quanto à  escrita do trabalho e os quais têm me dado apoio incondicional nas minhas atividades, tanto no aprimoramento quanto na  docência (sempre que possível me proporcionam oportunidades de ministrar aulas e palestras), bem como à Universidade, por ter me proporcionado tanto o suporte educacional quanto a casuística de casos durante meu aprimoramento, o que foi essencial para o desenvolvimento não só desse, mas de vários outros trabalhos publicados durante os últimos dois anos", pontua e agradece Vanessa.

Participaram das orientações dos trabalhos os professores do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos e do Curso de Medicina Veterinária da Uniube: Dra. Joely Ferreira; professora mestre, Cleibiane Evangelista Franco Borges; Dr. Eustáquio Bittar e Dr. Guilherme Caetano Garcia.