Doação de órgãos e tecidos é estimulada em evento no Hospital Regional no sábado
Programado para o próximo dia 27/09 o evento "Caminhada pela Vida" (Dia Nacional da Doação de Órgãos) que será realizado nas imediações do Hospital Regional José de Alencar, das 08h às 10h. A iniciativa do HR tem como objetivo principal ajudar a conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, promovendo informação e engajamento da comunidade nesta ação que integra o chamado Setembro Verde.
Este é também mais um ato de responsabilidade social do Hospital Regional, que este mês completou 8 anos de existência. "É importante a participação dos colaboradores e das pessoas da comunidade que puderam estar presentes. Todos serão bem-vindos ao nosso evento, engajando-se nesta reflexão sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos", afirma Ana Luiza Alves Freitas, supervisora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional e uma das organizadoras da caminhada.
Os funcionários do HR ainda podem se inscrever, por meio de formulário online, cujo endereço eletrônico foi divulgado dentro do Hospital. A inscrição, mais 1 quilo de alimento não perecível, dá direito a sorteio de brindes.
Quanto à doação, ela só é possível a partir do "sim" da família do doador . Mas esse "sim", muitas vezes, não se concretiza por falhas de comunicação, que geram o desconhecimento e até a desinformação das pessoas que poderiam doar. No Brasil, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, 78 mil pessoas estão nessa fila de espera. Foi por ser uma causa tão importante que o tema ganhou o 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos.
O processo de doação e transplante envolve várias etapas, desde a manifestação do desejo da pessoa em vida; o diagnóstico de morte encefálica (no caso de órgãos) e parada cardiorrespiratória (no caso de tecidos, como córneas, vasos, pele, ossos e tendões); a atuação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) junto à família; a realização de exames de compatibilidade e doenças; a retirada do órgão; o transporte e a cirurgia transplantadora.
Curso(s) relacionado(s) à noticia:
Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!
Tente novamente com outros valores.