Dissertação de aluna da Uniube investiga anatomia dentária em parceria com universidade da Alemanha | Acontece na Uniube

26 de outubro de 22

A aluna do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Uniube (PPGODO), Ariane Beatriz Blancato, iniciou uma pesquisa para dissertação, em parceria com a Universidade de Regensbug, na Alemanha. O projeto visa investigar, no primeiro momento, a anatomia de molares em um grupo de crianças alemãs. As próximas etapas do projeto incluem a avaliação de populações brasileiras, além de explorar outros grupos dentários, como incisivos, caninos e pré-molares.

A antropologia dental é um ramo que se concentra em investigar a dentição humana como variações anatômicas, evolutivas, patológicas e culturais. "O que a gente espera realmente com o trabalho é o impacto na ciência para que nós possamos entender como que as coisas são nos dias atuais e como eram no passado, para que no futuro, eles possam ter dados e comparar como somos hoje. É um estudo que engloba evolução, é um estudo que engloba cultura, pois podemos comparar países. É importante destacar que embora os estudos de morfologia dentária não sejam novos, existem apenas poucos estudos que investigaram a anatomia dos molares em humanos, e a investigação desses traços em diferentes populações é necessária", comenta a mestranda.

Residente na Alemanha durante a pesquisa, a aluna, juntamente com os orientadores professor Cesar Penazzo Lepri e a professora Érika Calcano Kuchler, passaram a desenvolver a pesquisa com a parceria entre os dois países. "Minha experiência no hospital universitário em Regensburg é algo único e enriquecedor. Esta me propiciou a oportunidade de conhecer um pouco sobre a forma de estudo em uma Universidade alemã. Fui muito bem recebida pelos professores (Dr. Kirschneck e Dr. Proff) e funcionários da Instituição, além de trabalhar em colaboração com a aluna Eva Paddenberg", complementa.

O projeto da mestranda envolve genética laboratorial e imagens de modelos de gesso em escaneamento 3D, tudo disponibilizado pela Universidade Alemã. "A estrutura do Hospital Universitário conta com um espaço enorme, diferentes laboratórios de pesquisa, clínica de atendimento odontológico, uma biblioteca grande para alunos e professores, refeitórios acessíveis, além de agradáveis áreas externas. Regensburg é uma cidade muito charmosa e aconchegante. Este momento sempre estará presente na minha memória. Alemanha já faz parte do meu coração".

Os pesquisadores do projeto buscam por novas colaborações nacionais e internacionais, bem como alunos que estejam interessados em desenvolver seus projetos de pesquisa nessa área. "Os intercâmbios nacionais e internacionais possibilitam troca de experiências para docentes e alunos do PPGODO. O intercâmbio na pós-graduação com renomadas IES internacionais permite o contato com pesquisadores de diversos países, além de conhecer novos laboratórios e grupos de pesquisa, novas culturas, novos idiomas, dentre outros, expandindo assim o seu networking. Em relação aos intercâmbios internacionais, alguns alunos do Mestrado em Odontologia já vivenciaram experiências nos Estados Unidos (Boston - Harvard), na Espanha (Madri) e na Alemanha (Reggensburg)", finaliza o coordenador do PPGODO, Prof. Dr. Cesar Penazzo Lepri.