Dia dos Pais: Professores em Universidade há 25 anos, pai e filha dividem sonho e experiência da mesma profissão | Acontece na Uniube

14 de agosto de 22

Barbara Lemes

"Filho de peixe, peixinho é". O antigo ditado popular sempre deixou claro que gostos, tendências, dons e até a profissão, podem facilmente serem repassados de geração para geração. Na Uniube, o cirurgião-dentista e professor, Dalmo César Cassimiro, e a filha, a também cirurgiã-dentista e professora, Eliana Cassimiro, ilustram uma das diversas histórias de inspiração profissional repassada de pai para filha da Universidade.

Seguir a mesma profissão do pai sempre foi um desejo para Eliana, cirurgiã-dentista e professora na Uniube há 25 anos. Em casa, ela cresceu com um exemplo da profissão bem de perto: seu pai, professor há mais de 50 anos da disciplina de Anatomia na Instituição em que ela se formou. "Desde criança, eu observava o meu pai no trabalho. Na minha casa, sempre tiveram muitos livros relacionados as disciplinas que ele lecionava na época e eu sempre fui muito curiosa, então pegava os livros para olhar, ler e, assim, fui me encantando pelo conteúdo e pela profissão", compartilha a cirurgiã-dentista.

Dalmo conta que, pelo fato de ser professor, sempre incentivou os estudos e a leitura dentro de casa, com as quatro filhas. Hoje, todas são professoras e seguiram, em partes, a mesma profissão que o pai. "Na minha família, o incentivo aos estudos sempre foi normal. Hoje, aos 76 anos, me orgulho das quatro filhas professoras que eu tenho, de áreas distintas, mas todas felizes em suas profissões", orgulha-se Dalmo.

Para Eliana, ter concluído o Ensino Médio e ter passado no vestibular no curso em que sempre sonhou, foi a realização de um sonho. E ter o pai ao lado durante esse período, fez toda a diferença. "Eu acho que o dia que eu passei no vestibular de Odontologia, foi um dos dias mais felizes da minha vida. Só de pensar que eu teria um contato maior ainda com meu pai, me deixou empolgada. Durante meus estudos na Universidade, eu gostava muito de ser aluna dele. Além da sala de aula, eu comecei um estágio, na época, no consultório em que ele atendia. Ele sempre foi meu grande mestre na profissão e também na vida", enaltece Eliana.

Pai na sala de aula
Quando Eliana optou em cursar Odontologia, em casa, a alegria de ter passado no vestibular foi compartilhada com um sentimento de muito orgulho pelo pai, professor do curso. "Eu tive um estado de felicidade quando a vi entrando na sala de aula pela primeira vez. Felicidade não tem definição em palavra, é um êxtase de sentimentos. Ela sempre teve uma aptidão muito grande na anatomia. O domínio que ela tem pela literatura, a dedicação nos estudos, eu tinha certeza que ela daria certinho na profissão", comenta, orgulhoso, o pai.

A cirurgiã-dentista diz que ter o pai como professor no curso de Odontologia, contou com mistos de sentimentos diários. Durante a graduação, todos a conheciam como "a filha do Dalmo", o que resultou em muitas amizades por conta disso.

Na colação de grau da filha, Dalmo esteve presente e lembra desse dia com muito carinho. "Eu fiquei muito satisfeito, já que tive o privilégio de conferir o diploma a ela", conta o pai.

Para a filha, o sentimento também foi de muita alegria. "Tem fotos da colação de grau, em que ele está me entregando o diploma e eu estou entregando a placa de professor homenageado da minha turma. Foi fascinante pensar que a partir dali eu ia começar realmente a trabalhar com meu pai".

Amigos de profissão
Eliana seguiu as duas profissões do pai: cirurgiã-dentista e professora também da disciplina de Anatomia, na Uniube. A parceria dentro de casa também foi levada para a rotina de trabalho na Universidade. Juntos, eles estudam, trocam experiências e compartilham desafios diários da profissão há quase 25 anos.

Fora da Universidade, no consultório, ou nos almoços em família, as 'trocas de figurinhas' também são feitas.  "A cumplicidade é a mesma em casa e no trabalho. A gente tem o hábito assim: quando eu chego aqui no campus, nos horários que ele está dando aula, eu já passo no laboratório dele antes de começar a aula para conversarmos um pouco. Quando dá o horário da aula, eu vou para minha sala. Isso pela manhã e à noite, durante todos esses 24 anos que lecionamos juntos", conta Eliana.

Dia dos Pais
Nesse Dia dos Pais, Eliana, aproveitou para agradecer o exemplo de Dalmo como pai e como profissional. "Meu pai é meu grande mestre e sempre será meu grande professor na vida e também na profissão. Nesse Dia dos Pais, agradeço e desejo que ele continue sendo esse pai maravilhoso que ele é", finaliza.

"Eu vejo que consegui a maior vitória da minha vida ao receber essa declaração da minha filha. Eu sou um vencedor", emociona e agradece Dalmo.