Dia do Publicitário: egresso da Uniube compartilha desafios e conquistas da profissão em Londres | Acontece na Uniube

Dia do Publicitário: egresso da Uniube compartilha desafios e conquistas da profissão em Londres

01 de fevereiro de 24
1 / 3
2 / 3
3 / 3

No universo vibrante da Publicidade e Propaganda, onde cada ideia é uma faísca criativa e cada campanha é uma narrativa em constante evolução, o mês de fevereiro começa com a comemoração ao Dia do Publicitário. Nessa jornada que pode transformar vidas e seguir diferentes rumos mundo afora, Alexandre Vaz, publicitário pela Uniube, formado há 15 anos, compartilha os desafios da profissão ao atuar no mercado publicitário em Londres, na Inglaterra.


Os desafios na vida de Alexandre, ou Alê, começaram durante o período de graduação. O caminho de ir e voltar pela MG-190, a rodovia que liga Uberaba a Sacramento, era diário, pois morava em uma cidade e estudava em outra. Mesmo com a rotina puxada, o período da graduação foi proveitoso e crucial para que ele pudesse chegar onde está hoje.


"Viajar para o exterior parecia uma realidade distante para mim. Durante a graduação, os projetos que nos conectavam com empresas reais foram fundamentais para cultivar minha paixão pela área, vendo minhas ideias ganharem vida e trazerem resultados, com suporte integral do corpo acadêmico. Sou grato por esse período que moldou o profissional que sou hoje", conta.


Atualmente, Alê mora em Londres. Chegou lá em 2018, depois de ter passado pelo Canadá e Itália e ter captado diversos clientes ao longo do caminho. Hoje, ele trabalha com o posicionamento de marcas, focando em estratégias de branding para empresas no Brasil e na Europa. Agora, os desafios são outros. "Além do idioma, enfrento a barreira cultural, que precisa ser compreendida e estudada para uma comunicação eficaz com públicos específicos", compartilha.


Em um mundo onde as Inteligências Artificiais (IA) e o avanço da tecnologia inspiram ideias criativas em um simples toque de teclas, para o egresso da Publicidade e Propaganda, as novas tecnologias não são vistas como ameaças, como muitas pessoas pensam. "Acredito que as novas tecnologias, como as IA's, abrirão possibilidades incríveis, mas não substituirão a criatividade. Elas podem tirar do mercado os profissionais sem pensamento estratégico, mas acredito que a criatividade continuará sendo uma referência mundial para os brasileiros", avalia.


Esse pensamento também é compartilhado pela aluna do 3º período de Publicidade e Propaganda, Maria Eduarda Lucas de Carvalho, de 18 anos. Realidades e gerações diferentes, mas posicionamentos semelhantes. A aluna já nasceu em uma realidade onde a internet pode ser acessada com um toque, em milésimos de segundos.


"Pretendo manter a internet e tecnologia sempre ao lado, mas sem deixar que ela domine todo o processo. Acho que enquanto não deixarmos nossa mente se acostumar com essa praticidade excessiva que elas podem nos gerar, jamais seremos completamente reféns delas. A criatividade e excelência nos trabalhos, devem continuar sendo uma prática humana, e não só de robôs e máquinas. Penso que, especialmente na Publicidade e propaganda, não há nada melhor que um bom toque de criatividade e personalidade humana. E considero isso insubstituível", conta a aluna.


Maria Eduarda é aluna EaD, a única modalidade do curso de Publicidade e Propaganda ofertada pela Uniube hoje. Ao contrário de Alê, que enfrentava uma rotina de idas e vindas diárias, a aluna pode estudar de onde quiser, influenciando positivamente seu crescimento. "Pra mim, tem sido uma experiência muito boa. A EaD permite organizar os meus horários com mais tranquilidade e me deixa mais flexível pra planejar os outros compromissos sem afetar em nada as minhas aulas. Além disso, a Uniube não deixa faltar atenção e cuidados conosco, estudantes da modalidade a distância. Isso importa muito e super contribui pro ensino ser excelente", compartilha.


Aos novos publicitários, como Maria Eduarda, Alexandre deixa o conselho: "Sugiro buscar experiências práticas desde cedo, conectar-se com profissionais da área e manter-se abertos às mudanças do mercado. A criatividade brasileira é valiosa, mas é fundamental adaptar-se às novas demandas", finaliza.


O curso de PP na Uniube
Ofertado na modalidade à distância, o curso de Publicidade e Propaganda da Uniube foi totalmente moldado e criado para essa modalidade, conquistando seu espaço para cativar alunos que podem estudar de qualquer lugar do mundo.


O coordenador do curso, professor Filipo Carotenuto, conta que as disciplinas foram atualizadas de acordo com a realidade do mercado atual da Publicidade e Propaganda. Assim como o mercado de trabalho se inova e as tecnologias avançam, os conteúdos vistos pelos alunos dentro da sala de aula virtual também.


O curso é dividido em 8 períodos, com disciplinas que introduzem a Publicidade aos novos alunos até aquelas que especificam sobre cada área de atuação. Segundo o coordenador do curso, os professores são comprometidos em aproximar os alunos à realidade, incentivando-os a terem vivências práticas com o mercado real.


"Um ponto que levamos em consideração é o engajamento dos alunos, com estratégias para mantê-los engajados e motivados no nosso ambiente virtual. Agora, um dos pontos fundamentais é atividades práticas, que é a maior preocupação dos estudantes e dos mais céticos em relação à EaD. Com isso, elaboramos atividades que possam replicar experiências práticas de publicidade mediadas pelo ambiente online. E para que tudo isso funcione, promovemos, cada vez mais, a interatividade e feedback dos professores com os alunos, para um atendimento mais personalizado", completa.


Ainda de acordo com Filipo, o aluno do curso, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), recebe orientação e mentoria a todo momento, sendo possível tirar dúvidas que são respondidas de forma ágil pelo corpo docente.


"Os estudantes ainda contam com suporte técnico e recursos digitais da plataforma EAD, para que eles sempre se sintam à vontade em sua jornada acadêmica. Além disso, são proporcionadas atividades extracurriculares, como webinars, workshops, palestras com profissionais do setor, atividades de extensão, entre outras", finaliza o coordenador. 

Barbara Lemes