Dezenove jovens aprendizes são efetivados na Universidade de Uberaba | Acontece na Uniube

Dezenove jovens aprendizes são efetivados na Universidade de Uberaba

14 de novembro de 19

O setor de Recursos Humanos (RH) da Universidade de Uberaba (Uniube), juntamente com o Pró-Reitor de Ensino Superior da Uniube, Marco Antônio Nogueira, promoveu, na última terça-feira (12), um café da manhã em comemoração aos jovens aprendizes que foram efetivados na instituição no último ano. Em Uberaba, o Programa Jovem Aprendiz é desenvolvido pelo projeto Meninos e Meninas, e tem como objetivo possibilitar aos jovens de 16 a 24 anos o primeiro contato com o mercado de trabalho.

O Programa é realizado em parceria com empresas da cidade. Na Uniube, os alunos da própria instituição possuem preferência para o preenchimento das vagas. Os participantes atuam no período de quatro horas diárias, em áreas de auxilio administrativo, secretariado, auxilio de operações, logística, etc. “Essa parceria com o Projeto Meninos e Meninas não é só importante para nós da Uniube que trabalhamos com projetos de responsabilidade social, é também muito importante para o jovem que se inicia no mercado de trabalho e que busca realizar os desejos profissionais”, destaca o diretor de Recursos Humanos, Nilo Cézar Ayer.

O Pró-Reitor de Ensino Superior, Marco Antônio Nogueira, confirma a fala do diretor e reforça a importância do maior conhecimento prático e profissional para os estudantes. “Além dos conceitos de sala de aula e atividade, eles têm a oportunidade de serem futuros profissionais praticando o conhecimento, exercitando a negociação e sabendo trabalhar em equipe”, finaliza.

E para comemorar a efetivação dos jovens aprendizes, foi oferecido aos jovens um café da manhã, com intuito de incentivá-los para nova etapa. “O evento foi realizado para a gente parabenizar os alunos que foram efetivados, ou seja, que eram jovens aprendizes e hoje fazem parte do quadro de colaborador da instituição. Esse é um momento que a gente pode conhecer mais sobre a vivência desses alunos, e podemos incentivá-los ainda mais no desenvolvimento profissional”, explica a supervisora do RH da Uniube, Rose Zaparoli.

O analista de RH, André Luís de Oliveira Seabra, compartilha a alegria de participar do encontro. “O projeto Aprendiz Auxiliar Administrativo tem sido importante na vida profissional desses jovens. Eu participei de um projeto da Universidade, chamado Bolsa Atividade, de 2005 a 2007, e, há 12 anos, sou colaborador da instituição, a qual me orgulho muito. Por isso, me vejo em cada um desses jovens, que iniciaram as carreiras como aprendizes e hoje são efetivados na empresa, com inúmeras possibilidades de crescimento e sucesso profissional.”

Um exemplo é a aluna do curso de Engenharia Civil, Marianne Pimenta, foi uma das efetivadas do programa. Marianne atuava como recepcionista na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Propepe), com a efetivação, passou a trabalhar como secretária desse setor. A jovem destaca o diferencial profissional adquirido por meio do programa. “Essa oportunidade me ajudou muito, porque o curso que o programa ofereceu me auxiliou na utilização do Excel, além de me ajudar com outras questões didáticas que eu não sabia e no auxílio para a conquista de um estágio", finaliza.