De olho no futuro: Pró-Reitor explica importância de ter uma pós-graduação no currículo | Acontece na Uniube

30 de julho de 21

O aumento de exigências no mercado de trabalho reflete na grande busca por pós-graduação, que vão das especializações e MBAs ao mestrado e doutorado.

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, a demanda por profissionais com alta qualificação cresceu. Nesse novo cenário, cursar uma pós-graduação tornou-se uma alternativa importante aos profissionais que querem sair da zona de conforto, enriquecer o currículo e ir em busca de novas atualizações e desafios. Na Universidade de Uberaba (Uniube), esses profissionais interessados no aperfeiçoamento do currículo conseguem encontrar oportunidades de pós-graduação tanto na modalidade lato sensu quanto stricto sensu.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, professor André Fernandes, conta que, nos últimos quatros anos, as buscas pela pós-graduação lato sensu - MBA e especialização - registrou aumento de 80%. O motivo está relacionado a diversos fatores, como a busca por melhores oportunidades de trabalho, almejo pelo crescimento pessoal e profissional e, até mesmo, a chegada da pandemia.

"Muita coisa tem acontecido com a pós-graduação latu sensu. Quando a pessoa faz graduação, ela sai na frente de quem fez ensino médio; e o mesmo acontece com que faz pós-graduação em relação a quem tem só a graduação. Durante esse período de pandemia, as pessoas em casa tiveram mais interesse em aperfeiçoar os estudos, tanto presenciais quanto à distância", comenta o Pró-Reitor.

Segundo André Fernandes, são mais de 100 polos da Uniube em todo o país que ofertam os cursos de especialização e MBA, com aulas presenciais, híbridas e transmissões ao vivo. "A Uniube oferta os cursos nos modelos estritamente presenciais, com atividades práticas em laboratórios bem equipados, passando pelo modelo híbrido, que foi adotado com a chegada da pandemia, no qual aulas são gravadas, e os alunos podem assisti-las dentro da sala de aula ou de qualquer local do Brasil. Também estamos lançando o modelo ao vivo, com 27 propostas de aulas transmitidas ao vivo com o professor direto da sala de aula, mas que podem ser assistidas de onde o aluno estiver. Por fim, ofertamos o modelo estritamente EAD, com aulas gravadas, mas de altíssimo nível de conhecimento, onde a formação em especialização e MBA pode ocorrer em até oito meses, de acordo com os estudos adotados pelo aluno", compartilha Fernandes.

Com relação às pós-graduações na modalidade stricto sensu - mestrado e doutorado -, a Uniube oferece 5 programas diferentes de mestrado, sendo três modelos acadêmicos e dois profissionais, e um doutorado, também voltado para a educação. Todas as opções stricto sensu são com aulas presenciais, no Campus Aeroporto, em Uberaba e no Campus Via Centro, em Uberlândia.

Como escolher a pós-graduação

Uma das principais dúvidas dos recém-formados é em relação a qual pós-graduação escolher. Para isso, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão explica que um dos critérios mais importantes é a escolha da universidade. "A Uniube tem quase 75 anos de atuação, uma das universidades mais longevas do Brasil, e que tem formação da graduação ao doutorado, e isso tem um peso muito grande. Além disso, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. São diversos fatores importantes na hora de escolher um curso, e o principal critério que eu sempre falo é a escolha de uma boa universidade", finaliza o Pró-Reitor.