Cursos EaD da Uniube recebem nota máxima pelo MEC | Acontece na Uniube

Cursos EaD da Uniube recebem nota máxima pelo MEC

23 de junho de 22
1 / 1

Quatro cursos da Educação à Distância (EaD) da Uniube foram avaliados com nota cinco pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação apurou pontos como qualidade de ensino, corpo docente e projeto pedagógico das graduações em Física (licenciatura), Logística, Serviços Jurídicos e Notariais e Educação Física (Bacharelado).  Com a avaliação, os cursos são considerados excelentes para oferta.


O processo de avaliação do MEC visa garantir a qualidade do ensino ofertado. Ele aconteceu por meio de uma visita agendada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela análise de documentações. "O reconhecimento significa que o MEC avaliou e validou a oferta daquele curso, em termos de infraestrutura, tecnologia, corpo docente, projeto pedagógico. Na nota três, o MEC diz que ele tem as condições necessárias para oferta; quando a nota é quatro, significa que ele é muito bom; e quando a nota é cinco, diz que ele é excelente em termos de condições para oferta", explica a coordenadora pedagógica da EaD Uniube, Sílvia Bisinotto.


A nota representa um ponto de referência aos estudantes que buscam instituições de ensino que ofertam uma educação de qualidade, que atende de forma satisfatória a todas as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).  "Por isso, o preparo da Uniube para esse processo de reconhecimento começa a partir do momento que a gente pede a oferta do curso. Nós procuramos entender o que é necessário para a formação do aluno, para que ele consiga, efetivamente, construir a aprendizagem. Então, nosso preparo passa pela infraestrutura, pela tecnologia, pela qualidade do corpo docente, tudo que vai sempre ao encontro do que é preconizado nas diretrizes curriculares. A nossa organização é pelo conhecimento, sobre o que é necessário para a construção de um bom projeto pedagógico, que leva à aprendizagem do aluno a uma vantagem competitiva de mercado", continua a professora.


A EaD Uniube


Pioneira na Educação a Distância em Uberaba (MG), a Uniube conta com mais de 150 polos espalhados por todo o país e mais de 100 cursos ofertados em todas as áreas do conhecimento. A EaD oferecida pela Universidade está longe de manter o aluno distante; pelo contrário, com ambiente virtual de aprendizagem próprio, criado em 2010 pela Instituição, o ensino oferecido é moldado para acompanhar as evoluções tecnológicas e pedagógicas e proporcionar aos alunos uma maior aproximação com professores e tutores.


O Ambiente Virtual da Uniube (AVA Uniube on-line) conta com uma equipe responsável por pesquisa, desenvolvimento e incorporação de ferramentas e novas tecnologias. "A Uniube tem como diferenciais duas coisas que são absolutamente muito relevantes: a tradição, pois são 75 anos de existência; e depois o know-how em Educação à Distância, que completa mais de vinte anos. Ao longo do tempo, nós aprendemos a fazer educação e a fazer a educação a distância. Aliamos tudo isso na oferta dos nossos cursos. Hoje, o nosso aluno é atendido de fato por professores. É o professor que faz a mediação da aprendizagem e esse mesmo professor é o que escreve o material, é ele que abastece o AVA", enaltece a coordenadora pedagógica.


Por ser um ambiente desenvolvido pela própria instituição, a atualização e a evolução tecnológica podem ser realizadas a qualquer tempo e de forma dinâmica. "A EaD da Uniube é bastante consolidada no mercado e foi criada no ano 2000, a partir de um grupo de professores que desenvolveu a tecnologia utilizada em nosso programa. De lá para cá, ela foi evoluindo com novas tecnologias e melhorando cada vez mais a relação da Universidade com o aluno. O ponto principal é que nós procuramos fazer com que o estudante se sinta cada vez mais próximo da universidade, mesmo sendo um curso a distância. Para isso, a Uniube é organizada com vários atores em vários momentos da vida acadêmica, de tal forma que o discente possa sentir a nossa presença", finaliza o Pró-Reitor de Educação a Distância da Uniube, Fernando Cesar Marra e Silva.