Curso de Jogos Digitais da Uniube é nota 5 pelo MEC | Acontece na Uniube

Curso de Jogos Digitais da Uniube é nota 5 pelo MEC

22 de junho de 23

O curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Uniube foi avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC). As avaliações são feitas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e atendem a legislação federal de avaliação externa da Educação Superior Brasileira. Elas levam em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, infraestrutura e corpo docente.

As notas são atribuídas de 1 (conceito de insuficiência) a 5 (conceito de excelência). Essa classificação é importante, pois serve para os estudantes como referência quanto às condições de qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior (IES). "Esses resultados evidenciam a preocupação da Uniube com a organização didático-pedagógica dos cursos, a estrutura para as aulas,  os laboratórios didáticos, o ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvido pela própria Instituição, os ambientes para aulas práticas e estágios, a título de exemplo, as Clínicas Integradas de Psicologia, Odontologia e Fisioterapia, o Núcleo de Prática Jurídica, o Hospital Veterinário e o Mário Palmério Hospital Universitário", explica a Pró-Reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Collaço.

Outro ponto a ser ressaltado, ainda segundo a Pró-Reitora, é a política institucional de formação e capacitação contínua do corpo docente, de modo que as práticas docentes estejam sempre em discussão e aprimoramento. "Aliado a tudo isso, destaca-se também a política institucional de transformação digital, subsidiando as estruturas tecnológicas para a melhor capacidade de atendimento das demandas contemporâneas da Educação. Assim, a organização, a estrutura e o funcionamento de todos os Cursos de Graduação presencial da Uniube que são ofertados à sociedade estão alicerçadas no compromisso com a qualidade do Ensino", complementa.

Para o gestor do curso, Luiz Fernando Ribeiro Paiva, a nota é motivo de muita alegria para toda equipe. "Foram realizadas, com grande sucesso, todas as etapas do processo, nas quais foram avaliados inúmeros aspectos relacionados às dimensões da organização pedagógica do curso, o corpo docente e a infraestrutura. Trata-se de um processo muito importante e desafiador, na mesma proporção da alegria com os resultados alcançados em favor de uma educação de qualidade. A Pró-Reitoria de ensino e a gestão do curso agradecem imensamente a todos que colaboraram para este resultado, principalmente Professores e Estudantes", destaca.

O curso

A graduação em Jogos Digitais da Uniube tem duração de dois anos e é voltada para a formação de designers de games, o profissional desenvolvedor de jogos digitais. "O curso conta com vários laboratórios, dentre eles um moderno laboratório de Jogos Digitais. A Universidade oferece aos alunos do curso inúmeras possibilidades de atuação acadêmica e de preparação para o mercado, como os projetos de extensão universitária, programas de iniciação científica, programas de estímulo ao empreendedorismo e de internacionalização, a participação em inúmeros eventos, apoio na participação em estágios e muitas outras ações", conta Luiz Paiva

Ainda segundo o gestor, com o constante crescimento da indústria e o aumento do número de jogadores ao redor do mundo, o atual mercado de games apresenta um cenário promissor e repleto de oportunidades de trabalho. "Surgem diversas demandas em diferentes áreas, desde desenvolvimento de jogos, programação, design de personagens e ambientes, roteiro, animação, trilha sonora e muitas outras, inclusive aquelas voltadas às Tecnologias da Informação.  O avanço das tecnologias, a realidade virtual e realidade aumentada, a inteligência artificial e os jogos on-line ampliam os espaços para a inovação e para a criação de experiências imersivas. Trata-se de um mercado dinâmico e apaixonante, e a formação superior na área é fundamental para que os profissionais possam atender às demandas do setor", finaliza.