Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Uniube é nota 5 pelo MEC | Acontece na Uniube

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Uniube é nota 5 pelo MEC

04 de outubro de 22

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Uniube foi avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC). As avaliações são feitas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e atendem a legislação federal de avaliação externa da Educação Superior Brasileira. Elas levam em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, infraestrutura e corpo docente.

As notas são atribuídas de 1 (conceito de insuficiência) a 5 (conceito de excelência). Essa classificação é importante, pois serve para os estudantes como referência quanto às condições de qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior (IES). "Esses resultados evidenciam a preocupação da Uniube com a organização didático-pedagógica dos cursos, a estrutura para as aulas,  os laboratórios didáticos, o ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvido pela própria Instituição, os ambientes para aulas práticas e estágios, a título de exemplo, as Clínicas Integradas de Psicologia, Odontologia e Fisioterapia, o Núcleo de Prática Jurídica, o Hospital Veterinário e o Mário Palmério Hospital Universitário", explica a Pró-Reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Collaço.

Outro ponto a ser ressaltado, ainda segundo a Pró-Reitora, é a política institucional de formação e capacitação contínua do corpo docente, de modo que as práticas docentes estejam sempre em discussão e aprimoramento. "Aliado a tudo isso, destaca-se também a política institucional de transformação digital, subsidiando as estruturas tecnológicas para a melhor capacidade de atendimento das demandas contemporâneas da Educação. Assim, a organização, a estrutura e o funcionamento de todos os Cursos de Graduação presencial da Uniube que são ofertados à sociedade estão alicerçadas no compromisso com a qualidade do Ensino", complementa.

O curso

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui estrutura completa e professores qualificados para acompanhar a formação dos melhores tecnólogos da área. "O nosso curso oferece uma estrutura acadêmica completa que favorece a formação de profissionais qualificados para atuarem com as tecnologias digitais, tão importantes para toda a sociedade. Essa formação é acompanhada por professores com experiência no mercado e inclui disciplinas como engenharia de software, desenvolvimento web e mobile, segurança de dados, tecnologias emergentes, empreendedorismo e várias outras", explica o Gestor dos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais da Uniube, Luiz Paiva.

Sobre a área, o professor Luiz explica que a transformação digital é, atualmente, uma ação imprescindível para a modernização e a expansão das empresas, pois os processos na indústria, no comércio e em todos os setores da sociedade estão cada vez mais informatizados. "Essa mudança demanda, cada vez mais, a atuação de profissionais competentes e com formação adequada para responderem a essas necessidades de incorporação das tecnologias emergentes", complementa.

O tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas é responsável pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas, softwares aplicativos, sistemas de gestão empresarial e demais tipos de programas de computador, empregados nas diferentes áreas de atividades humanas. "Os ingressantes desse curso buscam construir uma carreira de sucesso na área das tecnologias digitais, atuando com projeto e desenvolvimento de sistemas e aplicativos, e buscam ainda tornarem-se empreendedores da área a partir da criação de soluções tecnológicas inovadoras para atender às demandas das empresas e da sociedade. Nesse contexto, o curso forma profissionais capacitados para lidarem com as tecnologias digitais e cidadãos éticos prontos para atuarem em favor do desenvolvimento da sociedade", finaliza.