Comandante dos Bombeiros visita a Uniube e trata de parceria | Acontece na Uniube

Comandante dos Bombeiros visita a Uniube e trata de parceria

27 de setembro de 19

A Universidade de Uberaba (Uniube) recebeu, nesta semana, a visita do tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar. Ele foi recebido pelo Reitor, professor Marcelo Palmério, pelo superintendente Administrativo, Lúcio Scalon, e demais diretores e professores. Passos deixou recentemente o comando das operações de busca e resgate em Brumadinho. Na ocasião da visita, ele comentou algumas experiências e tratou de uma parceria com a Uniube para a realização de uma palestra sobre a atuação no rompimento da barragem e a troca de conhecimento científico entre a Universidade e o Corpo de Bombeiros.

Mesmo depois de deixar o trabalho de resgate, o comandante segue compartilhando as experiências adquiridas em 129 dias no local da tragédia. Recentemente, ele ministrou uma palestra para alunos do curso de Gestão de Catástrofes e oficiais comandantes militares da Defesa Civil espanhola. O curso foi no quartel-general da Unidade Militar de Emergência (UME), em Madri e Huesca, na Espanha.

Para Passos, os serviços públicos têm condições de serem mais efetivos por meio de interações positivas como essa. “Sendo a Universidade o polo de conhecimento e de progresso, eu acho que a nossa instituição, o Corpo de Bombeiros Militar, está num bom momento para receber esse tipo de contribuição. Sempre esteve, mas acho que nesse momento ainda mais. Trazer a Universidade para dentro do nosso quartel e vice-versa é uma forma de a gente contribuir com a cidade, que tanto espera o resultado do nosso trabalho”, comentou.

O coordenador do Plano de Atenção ao Estudante (PAE) da Uniube, professor Alan Carlos da Silva, ressaltou a importância do estreitamento da Instituição de Ensino Superior com os órgãos que tratam de preservar a vida. “Eles têm um extrato importante dos eventos que acontecem na cidade e tudo isso pode ser objeto de utilização dentro de cada um desses conteúdos programáticos das áreas às quais estão vinculados. Acho que é bom que se diga que as Instituições de Ensino Superior são abre alas para os diversos órgãos e sistemas do governo. E eu fico feliz com essa parceria”, disse.

O Reitor da Uniube destacou a atuação do Corpo de Bombeiros. “O que eles fazem é um trabalho de utilidade pública, de muita responsabilidade. E eu acho que todo mundo precisa conhecer. Quanto mais nós pudermos fazer com que o nosso aluno, nosso professor e a população de maneira geral conheçam as propostas e o trabalho deles, melhor será para todo mundo”, concluiu.