Com isolamento social, ambientes virtuais de educação ganham espaço | Acontece na Uniube

Com isolamento social, ambientes virtuais de educação ganham espaço

16 de abril de 20

Com a situação de pandemia causada pelo novo Coronavírus, países de todo o mundo adotaram medidas de isolamento social para evitar o alastramento da doença, que é altamente contagiosa. Estima-se que mais da metade dos brasileiros estão atualmente em estado de isolamento social. Como não há previsão de normalização, diversos setores tiveram de se adaptar para o funcionamento a distância, como é o caso da educação.

O professor de Matemática e Estatística da Uniube Uberlândia, Neio Lúcio Ferreira, trocou o giz e o quadro negro pelo computador. As aulas agora são ministradas pelo ambiente virtual. A tela compartilhada permite que ele consiga repassar o conteúdo e até apresentar um problema para ser solucionado. Para isso, o professor usa um tripé de celular, que possibilita a filmagem da folha de papel em que o problema é resolvido. “Assim, posso mostrar resoluções de problemas de uma forma que o aluno consiga acompanhar, sejam elas simples ou complexas, desde a 3ª série do Ensino Médio até o 4º período de Engenharias e Administração de Empresas”, explica. Posteriormente, o professor disponibiliza as aulas também no YouTube.

A experiência dos alunos também tem sido positiva diante da mudança inesperada. O estudante do 3º período de Engenharia de Computação da Uniube, Ygor Felício, tem se adaptado bem ao modo como as aulas vendo sendo ministradas. Segundo ele, os professores têm respeitado o tempo dos alunos e repetido as explicações conforme a necessidade, como se estivessem na sala de aula física. Além disso, os alunos contam com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que oferece suporte para todos os tipos de aula. “Todos nós estamos dando o nosso melhor para que a produtividade e o aprendizado sejam similares ao que seriam em sala de aula”, conta.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Uniube foi criado em 2010 para atualizar o ensino de acordo com as novas tecnologias. O sistema, que tem mais de 50 ferramentas, está disponível como aplicativo para Android e IOS. Recentemente, com as medidas de isolamento social, cinco ferramentas da Educação a Distância no AVA foram adaptadas para os professores e alunos do ensino presencial. São elas: Aulas Virtuais, que possibilitam a transmissão ao vivo de aulas, nos horários habituais; Palavra do Professor, canal utilizado pelo docente para enviar recados aos alunos, seja em texto, videocast ou podcast; Tira-dúvidas, local onde os estudantes podem contatar os professores de cada disciplina para tirar dúvidas; Videoteca, que possui todo o acervo de aulas da EaD, disponibilizado para os professores; Material didático, que visa facilitar o compartilhamento de ferramentas em disciplinas comuns, antes já existentes na EaD, e, agora, no presencial.