Colaboradores da Uniube vestem rosa em apoio à campanha Outubro Rosa | Acontece na Uniube

Colaboradores da Uniube vestem rosa em apoio à campanha Outubro Rosa

31 de outubro de 22

A última semana, do mês de outubro, foi colorida na Uniube. Colaboradores da Universidade, do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Hospital Regional José Alencar (HRJA), Hospital Veterinário da Uniube (HVU) e do Instituto Maria Modesto vestiram rosa e receberam orientações sobre a prevenção ao câncer de mama. A Campanha foi organizada pelo Serviço Social, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a Usisaúde.

Todos os anos, a Uniube desenvolve campanhas junto aos colaboradores para a conscientização coletiva de pautas importantes, como a do Outubro Rosa. Neste ano, os colaboradores que vestiram rosa ganharam bombom e orientações sobre a doença. "A Campanha foi realizada na Sociedade Educacional Uberabense com o objetivo principal de alertar nossos colaboradores a respeito do câncer de mama e da importância da prevenção e do diagnóstico precoce, tanto em mulheres, quanto em homens", explica a psicóloga e colaboradora do Serviço Social da Uniube, Ana Carolina de Sá Oliveira Assis.

Na abertura da campanha, os colaboradores foram recepcionados com um sarau de música ao vivo, organizado pelo Programa de Atenção ao Estudante (PAE), juntamente com a Blitz do Outubro Rosa, em que foram divulgadas informações sobre o tema, os direitos sociais da pessoa com câncer de mama, enfatizando a importância da conscientização e autocuidado.  "Com o objetivo de estimular o engajamento dos colaboradores na campanha, entregamos o laço rosa e um bombom para todos que vestiram alguma peça rosa, no dia indicado para cada Campus da Sociedade Educacional Uberabense", complementa a psicóloga.

Para o médico do trabalho e ginecologista, Moacir de Melo Júnior, entender os caminhos para a prevenção é de extrema importância. "O recado é sempre: cuidado com as mamas, que para a maioria das mulheres se inicia aos 40 anos e pode terminar, caso não tenha alteração, aos 70 anos. Não podemos esquecer também que homens, em menor escala, também podem ter câncer de mama. Por isso, todos devem observar e caso apareça qualquer nódulo, devem procurar orientação médica", conclui.

A colaboradora, gerente de processos e operações, Cristiane Demartini, participou da ação e destaca a importância. "Parabenizo e agradeço a Instituição pelas atividades do Outubro Rosa. A saúde deve ser uma prioridade pessoal, mas passamos boa parte do nosso dia no local de trabalho e uma ação simples, divertida e informativa - como foi o caso - nos tira da correria do dia a dia e volta nossa atenção para algo tão importante, que pode até salvar uma vida".

"Adorei a campanha. Foi um dia animado devido ao envolvimento e integração dos colaboradores. Acho importante ações como essas para a prevenção e manutenção da saúde. Alertarmos o nosso próximo sobre manter os exames médicos em dia, incluindo a mamografia, é tarefa de todos. Sou assídua com os meus, pois sei que a prevenção de doenças salva vidas", enaltece a analista de suporte, Geni Anjos.

Durante a campanha também, os colaboradores puderem enviar dúvidas sobre o tema e os esclarecimentos foram dados em vídeo, com a participação do doutor Moacir e da ginecologista e obstetra do Mário Palmério Hospital Universitário, Karina Sousa Lopes. Confira o vídeo aqui.