Clínicas Integradas da Uniube participam da 33ª SIPAT | Acontece na Uniube

Clínicas Integradas da Uniube participam da 33ª SIPAT

05 de dezembro de 23

As Clínicas Integradas da Uniube participaram da 33ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro, no campus Aeroporto. Com o tema "Cultivando o Auto Cuidado", as palestras reuniram pontos importantes sobre a saúde e o bem-estar, além de expor o trabalho realizado entre as clínicas no campus Centro.

O complexo "Clínicas Integradas" é formado pelas clínicas de Fisioterapia e Psicologia, a Policlínica Odontológica Getúlio Vargas e o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA). São campos para estágios, direcionados à capacitação de acadêmicos. As clínicas contam com estrutura operacional completa, serviços ambulatoriais e atendimento SUS.

O coordenador do curso de Fisioterapia da Uniube, professor André Jerônimo, apresentou a estrutura da clínica, desde o serviço básico até de média e alta complexidade. São mais de 12.800 atendimentos por ano e 100 pacientes por dia.

"Se a gente vê a Universidade, a Uniube é muito grande. E talvez a gente entre no nosso setor, na nossa sala, no nosso espaço, mas não consegue ver a grandiosidade e tudo que ela presta, tanto no serviço de educação, no serviço de assistência, no serviço no geral para a comunidade. A Uniube é uma empresa que gera conhecimento e não gera poluição. Dentro da Odontologia, da Psicologia, Fisioterapia e o SASA, prestamos serviços para toda a comunidade. É de extrema importância, de extrema relevância, todo esse trabalho realizado no campus Centro. Eu achei muito positiva a participação na SIPAT. O anfiteatro estava praticamente lotado, e a atenção e a receptividade que nós tivemos também foi demais. Eu senti uma reciprocidade, eu senti um calor, muito positivo no pessoal que estava ali", comentou André Jerônimo.

A gestora do SASA, Mariana Marquez de Rezende, reforçou a importância de levar o conhecimento sobre as Clínicas Integradas à comunidade e argumentou que a prevenção é a melhor estratégia para evitar acidentes e adoecimentos.

"Eu acredito que, primeiro, é um momento importante para os colaboradores conhecerem o que a Universidade tem, quais os serviços a gente oferece à comunidade. Afinal de contas, eles fazem parte da comunidade. E ver a grandiosidade que é a Universidade, esse complexo de saúde não é só o Mário Palmeiro Hospital Universitário. As Clínicas Integradas movimentam muito a saúde do município, pra te falar a verdade. O SASA, com 15 mil pacientes, é referência nesses serviços. E, para mim, sempre é muito legal poder falar de cuidados daquilo que eu trabalho. A prevenção é sempre importante. Coisas simples do nosso dia a dia, que às vezes as pessoas fazem e acabam sendo prejudiciais pra saúde auditiva, devem ser levadas à tona", considerou Mariana Marquez.

É o que pensa também o gestor da Policlínica Odontológica Getúlio Vargas, cirurgião-dentista Fernando Carlos Hueb de Menezes. Durante a palestra, foi disponibilizada uma lista para os colaboradores interessados em tratamentos gratuitos na Policlínica, com mais de 50 assinaturas feitas.

"Foi uma boa oportunidade que nós tivemos de apresentar as Clínicas Integradas, todas as áreas que compõem a Odontologia, quais são os serviços que são prestados, a importância da Odonto na vida das pessoas e para os colaboradores. Nós conseguimos passar informações sobre a importância dos cuidados que precisam ser tomados em relação à higiene, escovação, a visita periódica ao dentista. Eu saí com uma lista de mais de 50 colaboradores com interesse de realizar tratamentos. A lista já foi passada para o setor de triagem, que deve iniciar os contatos. Fiquei muito feliz e honrado em participar", considerou.

A psicóloga Heloísa Maria Fatoreto Boareto, substituindo a gestora da clínica de Psicologia, Neusa Abadia Gomes Andrade, ressaltou a importância da pauta da saúde mental para a saúde dos colaboradores.

"A saúde mental necessita de cuidados sempre, daí a necessidade de passar a informação a respeito da questão, pois muitos tem uma ideia distorcida por falta de conhecimento, o que resulta em confusão sobre psicologia. Para nós da área, é uma grande satisfação ter a participação sempre que possível. Foi um momento também de interação, de reflexão, que leva o indivíduo a rever suas emoções, seus pensamentos e sentimentos. Seria muito bom ter novas oportunidades como foi essa semana", disse.

A gerente administrativa das Clínicas Integradas, Annelise Boareto Coimbra, avaliou que foi importante apresentar a grandeza das clínicas para a manutenção da saúde em toda Uberaba. Ela relembrou que 90% dos serviços são gratuitos, via SUS, o que torna as Clínicas Integradas um braço da gestão da saúde do Município. "Antes de colaboradores, são cidadãos. E por isso é importante que saibam da relevância das Clínicas para o serviço de Uberaba. Apresentamos os números, as atividades, e os presentes puderam conhecer e entender mais sobre as Integradas. Só por isso, já valeu", reforçou.

Luiz Henrique Cruvinel