Clínicas Integradas da Uniube divulgaram o balanço dos atendimentos em 2022. Foram mais..."> Clínicas Integradas da Uniube fecham 2022 com mais de 116 mil procedimentos | Acontece na Uniube Clínicas Integradas da Uniube divulgaram o balanço dos atendimentos em 2022. Foram mais...">

Clínicas Integradas da Uniube fecham 2022 com mais de 116 mil procedimentos

16 de janeiro de 23

As Clínicas Integradas da Uniube divulgaram o balanço dos atendimentos em 2022. Foram mais de 116 mil procedimentos, e cerca de 65.900 atendimentos, que são direcionados nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Saúde Auditiva. São campos para estágios direcionados à capacitação de acadêmicos em Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, e pós-graduandos em diversas áreas da Odontologia, além de residentes multiprofissionais.

Com a diminuição dos casos de covid-19, as clínicas retomaram com a capacidade máxima de atendimento em 2022. Ao longo do ano, foram 17.026 atendimentos em psicologia, 14.659 em fisioterapia, 27.163 em odontologia e 7.136 em saúde auditiva. "Nós até percebemos um destaque especial no aumento da busca pela psicologia, talvez em decorrência das consequências pós-covid, mas conseguimos manter, acima de qualquer coisa, a qualidade na prestação de serviço. Temos uma fila de espera, ainda não conseguimos atender toda a demanda, afinal, nosso atendimento é acadêmico, com isso, as vagas são disponibilizadas de acordo com o número de acadêmicos. E nosso objetivo é alinhar a assistência com a parte acadêmica", explica a gerente administrativa das Clínicas Integradas, Annelise Boareto Coimbra.

O ano de 2022 foi de atualização de equipamentos e investimentos nas clínicas, buscando o conforto e melhor atendimento dos pacientes. "Em 2022 passamos por reestruturação na infraestrutura de acordo com a disponibilidade de recursos, e com isso, estamos aprimorando os atendimentos através desses investimentos, que melhoram a qualidade, proporcionam conforto, além de modernizar e atualizar as ferramentas que são utilizadas nos atendimentos. Na psicologia, reformamos duas salas infantis, que vem de encontro ao nosso objetivo de humanizar e caracterizar os atendimentos, de acordo com a idade e necessidade de cada paciente. Na fisioterapia, realizamos melhorias na infraestrutura, no sentido de tornar os espaços mais acolhedores. Fizemos adequações para a ampliação dos espaços, sempre visando a humanização do atendimento, afinal, são clínicas de reabilitação, nossos pacientes estão passando por reabilitação, e em alguns casos, esse paciente recebe atendimento multiprofissional, passando pela psicologia, fisioterapia e odontologia ao mesmo tempo. Com foco nisso, pensamos sempre em melhorar a qualidade do atendimento, mas não esquecendo da atividade acadêmica, que também é nosso foco. Temos expectativa de recebimento de alguns incentivos para a clínica Odontológica, esses incentivos diversificam em custeio e investimento, e serão destinados para o aperfeiçoamento dos atendimentos. No SASA, recebemos recentemente uma emenda parlamentar, os equipamentos já chegaram e em breve iremos instalá-los e colocá-los em operação", pontua Annelise.

E a expectativa para 2023 é que mais investimentos sejam destinados às clínicas. "A expectativa é que iniciemos o ano com uma estrutura física de materiais e equipamentos toda repaginada, dando mais condição de trabalho e qualidade na entrega do serviço ao cidadão uberabense e de toda região. Temos um serviço altamente reconhecido pelos órgãos específicos de controle desse serviço, não só a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como as demais secretarias dos municípios da nossa jurisdição, que reconhecem plenamente a nossa capacidade e a nossa qualidade através de serviços de alta complexidade aqui da Uniube em parceria com o sistema único de saúde (SUS)", avalia o diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto.

Gestão de Saúde

Desde o início de 2021, a Universidade implementou mudanças que visam potencializar a qualidade dos serviços e cursos de saúde. A reestruturação propõe um planejamento estratégico de cinco anos e o envolvimento dos colaboradores, por meio da análise de indicadores e o estabelecimento de metas e processos.

"Em toda essa estrutura, que nós batizamos de Complexo de Saúde, buscamos uma gestão integrada e padronizada, com um processo de gestão operacional que é baseado em um planejamento estratégico com visão para cinco anos.  Vamos buscar esse alinhamento de acordo com as necessidades de cada unidade, o tamanho e o impacto perante ao mercado. Tentamos repassar aos nossos parceiros, gestores e colaboradores, a importância de avançar cada vez mais e sermos referência como uma das maiores empresas na área educacional e de prestação de serviços, com isso, cumprirmos o nosso papel social para a cidade e região. A relevância desse Complexo de Saúde para comunidade é enorme. Sabemos do peso e do desafio que nós temos a cada dia para buscar valorizar e aprimorar cada vez mais a prestação de serviço. Nós vivenciamos os dois lados da moeda, que é a entrega de resultados com extrema qualidade, com foco no aprendizado acadêmico, no conhecimento e na pesquisa, mas também atendendo as dores dos nossos clientes: a comunidade de Uberaba e região", avalia o diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto.