Clínica de Psicologia da Uniube oferece atendimentos de psicodiagnóstico e psicoterapias via SUS | Acontece na Uniube

20 de junho de 23

A clínica de Psicologia das Clínicas Integradas da Uniube é, atualmente, o único local do município a disponibilizar atendimentos de psicodiagnóstico e psicoterapias via Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes, que são encaminhados por neuropediatras ou por escolas do município. Entre janeiro e junho, foram atendidas 50 crianças (até 9 anos), 13 pré-adolescentes (até 15 anos) e 58 adolescentes (até 19 anos), além de um grupo de apoio psicopedagógico que conta com 09 integrantes.

Os atendimentos são realizados por alunos a partir do sétimo período, com orientação de professores, e recebem toda a preparação para iniciarem os atendimentos. "A procura por atendimento na nossa clínica de Psicologia é alta, por ser o único lugar que atende de forma gratuita. E é um trabalho muito bem realizado, nós temos bons professores a frente orientando esses alunos. Antes dos meninos virem para o espaço, que eles vêm a partir do sétimo período, eles passam pelas disciplinas de avaliações, onde vão conhecer os testes que são aplicados e como são feitos, para depois virem para cá. A disciplina com o estágio tem uma natureza formativa, sensibilizatória e interventiva, para oportunizar ao aluno conhecer áreas práticas envolvidas na Psicologia, na parte da educação, do psicodiagnóstico, da saúde coletiva e comunitária", explica a gestora da clínica de Psicologia, Neusa Abadia Gomes Andrade.

O encaminhamento das crianças pode ser feito por um neuropediatra ou pela escola. "É feita uma bateria de testes para verificar a parte cognitiva e emocional, de acordo com a queixa que o paciente vai apresentar ou  o responsável por esse paciente. Normalmente, atendemos crianças a partir dos seis anos, já fizemos de cinco anos também, porque ele já está alfabetizado. Quando recebemos essas queixas de escolas, ou a criança não consegue se alfabetizar, ou apresenta alguma dificuldade em termos de comportamento e de relacionamento. Tudo isso é abordado pelos nossos alunos de Psicologia na aplicação dos testes e nas supervisões feitas pelos professores para acompanhar esse atendimento", avalia a gestora.

E se o caso puder ser trabalhado na clínica, após o psicodiagnóstico o paciente pode ser encaminhado para as psicoterapias individuais. "O trabalho de diagnóstico é desenvolvido em um semestre. Se no semestre seguinte já tivermos essa vaga para ele ser encaminhado, encaminhamos automaticamente uma dessas terapias. Caso não tenha, inserimos nos grupos, que são: grupo de aprendizagem e um grupo de adolescentes. No grupo de aprendizagem, a criança é encaminhada para fazer algumas atividades, nós temos alunos também, que são do oitavo período e atendem de maneira voluntária nesses grupos, não faz parte  dos estágios obrigatórios, como o psicodiagnóstico e a psicoterapia, eles fazem esse trabalho para adquirir experiência do trabalho em grupo, e o paciente fica nesse grupo no máximo um ano até ele ser encaminhado para as psicoterapias. O grupo de adolescentes funciona da mesma maneira, desenvolve-se atividades ali de acordo com o interesse desses meninos e meninas até sair a vaga da psicoterapia individual", complementa Neusa.

E a clínica também oferece um grupo de conversa com os pais ou responsáveis.  "Esse é um trabalho que a professora do psicodiagnóstico, Sônia Barros, desenvolve com os pais ou responsáveis. Aquele adulto que se responsabiliza em trazer a criança para a clínica. Como ele tem que ficar esperando o atendimento, eles também são reunidos em um grupo e discutem ali assuntos do interesse deles. Por exemplo, dificuldade das crianças com as tarefas, de ensinar a tarefa, as vezes o filho está sofrendo bullying na escola, como observar e identificar isso. Essa discussão no grupo de pais parte da necessidade do grupo, os alunos escutam essas necessidades e vão trazer os assuntos para serem discutidos dentro daquilo que foi solicitado. Pode ser o pai, a mãe, a avó, o avô, o irmão mais velho, aquela pessoa que acompanha a criança e se responsabiliza por ela estar aqui naquele momento do grupo", finaliza a gestora.

A clínica está situada no Campus Centro, na Avenida Guilherme Ferreira, 217, e os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira das 07h30 às 22h, e aos sábados das 07h30 às 17h.