Campanha de Vacinação contra raiva acontece durante todo mês de setembro no HVU | Acontece na Uniube

Campanha de Vacinação contra raiva acontece durante todo mês de setembro no HVU

04 de setembro de 20

O Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Zoonoses e Endemias, realiza,até o dia 30 de setembro, a Campanha de Vacinação contra raiva. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, e irá conter a vacinação, microchipagem e avaliação clínica, com esclarecimento de dúvidas. O HVU é um dos seis pontos de vacinação disponibilizados pela SMS.

A campanha no HVU será realizada pelos alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da Uniube. O atendimento irá incluir uma orientação sobre dúvidas da população relacionadas a zoonoses e à guarda responsável. “Para os alunos, é muito importante esta experiência, já que aproxima o aluno da realidade que ele vai encontrar, afinal, muitos egressos da Medicina Veterinária irão trabalhar na Vigilância Sanitária ou na Zoonoses. E o curso quer justamente isto: preparar o aluno também para o que chamamos de Saúde Única, ou seja, saúde completa, humana e animal, uma Medicina Veterinária do coletivo”, pontua o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

Para a chefe de seção de controle de animais de pequeno porte, Luma Tamm Luiz da Costa, a Campanha é fundamental, pois, com ela, é possível abranger toda a população do município. “E isso é importante, visto que a raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida do animal para o homem, e uma das principais formas dessa transmissão é por meio dos animais domésticos cães e gatos (com mordeduras, arranhaduras). Sendo assim, deve-se fazer a prevenção desta doença nesses animais por meioda vacinação, evitando, assim, o contágio e a transmissão da doença para o homem. E este ano contamos com o apoio do Hospital Veterinário de Uberaba, e a contribuição dos alunos e professores do curso de Medicina Veterinária foi muito necessária para realização da Campanha e para conseguirmos atender por completo toda a população do município, possibilitando ainda a implantação do microchip nos animais”, complementa.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube e Diretor-executivo do Instituto de Estudos Avançados em Veterinária José Caetano Borges, André Fernandes, destaca que esta parceria entre o HVU e a prefeitura, por meio da SMS, é de extrema importância para Uberaba e região. “E temos que agradecer e enaltecer também o trabalho dos nossos alunos de Medicina Veterinária, os aprimorandos do Hospital Veterinário e os mestrandos do nosso Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos. Por fim, reforçar a importância desta ação para a conscientização da população sobre a necessidade da vacinação contra a raiva, sabendo que hoje temos no Brasil mais pets do que crianças”.