Bebê internado desde o nascimento ganha festa de 1 ano no MPHU | Acontece na Uniube

Bebê internado desde o nascimento ganha festa de 1 ano no MPHU

19 de janeiro de 17

A rotina na tarde desta sexta-feira (13), no Mário Palmério Hospital Universitário, foi diferente do habitual. Ao invés de seringas, remédios e curativos, os profissionais de saúde tinham em mãos adereços decorativos de aniversário. A comemoração foi para celebrar o primeiro ano de vida do pequeno Ian, internado desde 13 de janeiro de 2016, quando nasceu.

O bebê nasceu com displasia broncopulmonar, que é uma doença resultante de agressões causadas pelo tratamento de recém-nascidos prematuros ou com doenças pulmonares, tais como infecções, acúmulo de líquidos, malformações pulmonares etc. Os pulmões não são completamente formados ao nascimento, de tal modo que o número de alvéolos aumenta muito nos 2 primeiros anos de vida. Quando o recém-nascido prematuro precisa de ventilação mecânica para sua sobrevivência, essa resulta numa inflamação pulmonar, que produz cicatrizes pulmonares e interfere o desenvolvimento normal dos pulmões.

O tratamento da displasia envolve questões alimentares, uso de oxigênio, medicamentos e prevenção de infecções. A melhora dos sintomas é lenta e gradual, e depende do tratamento adequado e da ausência de complicações graves, mais comuns no 1º ano de vida (principalmente as infecções respiratórias). A dependência de oxigênio desaparece lentamente.

Durante o período de permanência da criança no MPHU, a mãe de Ian, Michele Moraes da Silva, destaca o ótimo atendimento e atenção especial que recebeu, “sempre fui muito bem tratada, as meninas são acolhedoras e o Hospital tem prestado um ótimo trabalho”.

Para levar Ian para casa, Michele precisou entrar na justiça para garantir os equipamentos necessários para o tratamento, como tubos de oxigênio, que possuem preço elevado e não podem ser arcados pela família.

Ian é o primeiro filho de Michele e, segundo ela, tudo mudou em sua vida após o nascimento dele. Ela reforça que não vê a hora de poder levar seu filho para casa.