Bacharelado em Químic Bacharelado em Química da Uniube recebe nota máxima pelo MEC | Acontece na Uniube Bacharelado em Químic

Bacharelado em Química da Uniube recebe nota máxima pelo MEC

08 de abril de 22

O curso de Bacharelado em Química EaD da Uniube foi avaliado com nota cinco pelo Ministério da Educação (MEC). O processo, que visa garantir a qualidade do ensino ofertado, aconteceu por meio de uma visita remota agendada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e análise de documentações. A avaliação apurou pontos, como qualidade de ensino, corpo docente, projeto pedagógico e contratos com polos parceiros.

A nota representa um ponto de referência aos estudantes que buscam instituições de ensino que ofertam uma educação de qualidade, que atende de forma satisfatória a todas as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). "Por meio do ranking de notas atribuídas aos cursos superiores divulgados pelo MEC, as instituições de ensino passam a ter condições para educar pessoas e formar novos profissionais para o mercado de trabalho. Ou seja, a nota serve como parâmetro para que tanto as instituições de ensino melhorem a qualidade dos cursos oferecidos, visando à excelência, quanto os alunos tenham referência para fazer boas escolhas em suas futuras carreiras", explica o coordenador do curso de Química da Uniube, Wilson de Sousa Benjamin.

A nota máxima é para a EaD Uniube motivo de muita alegria e de compromisso para que a melhoria seja contínua. "O mais importante é ter em mente que a área da Química, como qualquer outra, precisa estar em constante atualização. Assim, o curso busca, por meio das reuniões periódicas com seu NDE e Colegiado, identificar pontos que precisam ser melhorados e que atendam às novas demandas do mercadoe, consequentemente, as necessidades de nossos alunos", pontua.

O curso

O curso de Bacharelado em Química da Uniube visa desenvolver profissionais capacitados e instrumentalizados a atuarem nas indústrias químicas tanto nas análises químicas como também na parte de gestão das empresas. "O curso foi pensado a partir da demanda de polos, dirigentes (pró-reitor, coordenação pedagógica e gestão) se reunirão para propor o curso de Química Bacharelado. Tal procura se justificava principalmente nos polos instalados em regiões onde há complexos industriais no setor químico ou mesmo do agronegócio.", explica o coordenador.

Ainda segundo o gestor, a graduação forma profissionais capazes de atuar nas mais diversas áreas da Química, com uma educação humanística, ética e de gestão de pessoas, processos e produtos. "O curso está preparado para atender o aluno que busca um curso que oferece qualidade no seu processo de aprendizagem e flexibilidade nos horários de estudo, visto que quase em sua maioria são alunos que trabalham e não possuem tempo para estar todos os dias nos bancos escolares. Grande parte de nossos alunos são estudantes que já estão há algum tempo afastados da escola, por isso nosso material didático é pensado para eles considerando que possam ter certa dificuldade em algumas disciplinas, visto que a química é, em alguns casos, estigmatizada como uma área de difícil compreensão", finaliza Wilson.