Atual diretor de RH na Globo, ex-aluno da Uniube aborda o Direito Organizacional em webinar | Acontece na Uniube

10 de setembro de 20

O Direito nas grandes organizações. Esse foi o tema de um webinar realizado nesta terça-feira (08) pelo curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube). O tema foi abordado pelo ex-aluno do curso, Messias Oliveira, que atua nessa área e acumula mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente, ele é diretor de Recursos Humanos da Rede Globo. A live foi acompanhada por cerca de 170 pessoas simultaneamente.

Além da graduação em Direito, Messias é pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Empresarial, Gestão de Negócios e Direito Desportivo. A oportunidade de atuar neste segmento surgiu a partir de interesses pessoais e das empresas. “Na verdade, nunca pensei em trabalhar nas áreas jurídicas de empresas, as coisas aconteceram de maneira sinérgica, de forma que eu pudesse conciliar os meus interesses pessoais, o meu desenvolvimento e as minhas entregas com as necessidades das empresas em que trabalhei”, conta.

Segundo Messias, em razão da alta concorrência, o futuro profissional de Direito deve estar atento às diversas oportunidades. “De acordo com um número divulgado pelo site Migalhas, no Brasil há quase 1,2 milhão de advogados. Se olharmos esse número versus a população brasileira, há aproximadamente um advogado para cada 190 habitantes. Então, eu acho que é uma carreira que não chega a estar saturada ainda, mas o profissional obviamente tem que ser diferente, fazer mais do mesmo não trará êxito nenhum”, alerta.

Foi com o intuito de mostrar aos alunos as diversas possibilidades de atuação do profissional que a coordenadora do curso de Direito da Uniube, professora Andréa Fabri, convidou-o para ministrar o webinar. Para ela, a integração dos estudantes com um egresso de sucesso é positiva e serve como incentivo. “Isso é muito importante para nós e para os alunos, pois se trata de um ‘filho’ da Uniube que propaga o nome da Instituição nos cargos das empresas por onde passa, como no Grupo Globo atualmente. Isso mostra o quão alto pode chegar aquele que se propõe a estudar e trabalhar com seriedade, disciplina e compromisso”, destaca Fabri.

Messias ressalta a importância de debater este tema no webinar. “O diferencial se dá pela versatilidade do profissional de Direito. Nele, nós falamos rapidamente sobre a minha história, tecnologia, cenários de geração de emprego, questões éticas, morais, entre outros. Eu não vejo barreiras em o profissional [do Direito] trabalhar nas empresas, muito pelo contrário, vejo como cases de sucesso os graduados atuando com o Direito Organizacional. É justamente a versatilidade da graduação que faz com que a pessoa possa ter uma carreira bem mais ampla”, conclui.