Amplas oportunidades de atuação profissional em Publicidade atraem estudantes | Acontece na Uniube

Amplas oportunidades de atuação profissional em Publicidade atraem estudantes

01 de fevereiro de 21

A possibilidade de vivenciar novos desafios e aprendizados foi o que motivou Matheus Faccioli Martins a escolher cursar Publicidade e Propaganda. Além de conseguir unir a paixão pelo design e a comunicação, teria a chance de atuar em uma área muito dinâmica. "Vejo como um mercado muito promissor e com desafios gigantes, em que novas tendências surgem e somem em pouquíssimo tempo", conta.

Foi por essas mesmas razões que o ex-aluno de Publicidade da Uniube, Talles Gabriel Ivo de Oliveira, também resolveu ingressar na área. Apaixonado pelo ramo desde os 15 anos, sempre buscou conhecimento e humildade para alcançar o sucesso profissional. "Creio que a Publicidade me proporcionou grandes relacionamentos com agências e profissionais que hoje atendo, o curso me deu um norte melhor sobre como me portar no mercado publicitário e audiovisual", complementa Talles.

Profissional que trabalha a interação, que compartilha e que busca novos conhecimentos, interessado em tecnologia e com perfil estratégico, essas são as principais características de quem ingressa na área, segundo a professora do curso de Publicidade e Propaganda da Uniube, Neire Castilho. "Hoje nós temos alunos com perfis de softs skills, são pessoas muito competentes, antenadas, curiosas, que gostam de interação. Não tem mais aquela coisa de 'ser criativo', porque a criatividade é algo que a gente desenvolve, é perfeitamente desenvolvível", explica.

As atuações na área de comunicação são diversas e estão no âmbito da administração de toda organização, seja privada ou pública, de serviços ou indústrias. "Essas atuações vão desde a área técnica, que é a área de produção de conteúdo, redação, design, produção de embalagem, construção de templates e trabalhos digitais, até a área estratégica, que é o analista de marketing, analista de comunicação, gerente de marketing, e também passa pelos fornecedores, a área de fornecedores da cadeia publicitária é composta por produtoras de áudio, produtoras de vídeo, produtoras de conteúdo, veículos como jornais, revistas, tv, etc", continua a professora.

E essa presença do profissional de comunicação se torna cada vez mais importante, ainda segundo a professora, já que são eles que podem trazer mais consistência para as marcas. "Tendo um profissional desse na empresa, com certeza, ela pode ter uma visibilidade melhor no mercado, gerar mais negócios e consequentemente vendas. Hoje, com a revolução tecnológica, nós percebemos que as marcas precisam adotar uma postura transparente para obter credibilidade, reputação e realmente conseguir realizar negócios", diz Castilho.

Na Uniube o curso oferece aos alunos abordagens diferenciadas desde temas relacionados à responsabilidade social até o contato prático com o mercado de trabalho desde o início do curso. "A gente sai de um modelo baseado em intermediação de mídia, que era as agências que antigamente tinham esse formato de agenciar mídia, e parte para uma estrutura mais independente que requer mais atenção, um profissional de visão mais abrangente, uma visão mais holística, um profissional mais completo. Então a gente sai daquela coisa muito ninchada, do cara que só faz redação, só faz produção de conteúdo, só faz designer, para um profissional que conhece de forma mais abrangente todas essas áreas e pode fazer uma consultoria mais especializada".

E o contato prático durante o curso, bem como a busca constante por conhecimento, foi fundamental para o sucesso profissional de Tales, que atua como diretor de fotografia, colorista e administrador da empresa Trino Filmes, e de Matheus, que trabalha como assessor de comunicação. "A experiência de cursar Publicidade na Uniube foi excelente. O curso me fez conhecer o mercado muito mais rápido, desde o primeiro período tive trabalhos 100% práticos, vivenciando de fato a atuação profissional. O curso me proporcionou diversos desafios em conjunto com o mercado de trabalho local, o que facilitou a minha entrada nele. Os trabalhos de conclusões de período e a própria agência experimental Portfólio foram projetos que desenvolveram muito a minha experiência enquanto profissional de publicidade e que me incentivaram a buscar uma visão de comunicação diferenciada e atualizada", compartilha Matheus.

Novo curso

Com foco em atender à demanda do mercado publicitário e preparar os alunos de forma mais ágil, a Uniube lançou o curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. A graduação tem duração de dois anos e meio e tem como um dos principais diferenciais a disposição de matérias práticas desde o primeiro período. Ele possibilita ao aluno atuar na comunicação digital, área em expansão, como empreendedor da própria carreira, produtor de conteúdo e nas áreas específicas de publicidade e propaganda, como: atendimento, planejamento de mídia, planejamento de marketing e design.