Agronomia e Alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia EaD realizam visita técnica assistida | Acontece na Uniube Agronomia e

06 de novembro de 23

No último sábado, 04, 57 alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia EaD da Universidade do Agro participaram de uma Visita Técnica Assistida (VTA) em uma fazenda próxima à sede da Cana Campo, em Campo Florido - MG. Com aproximadamente 30 mil hectares, a Fazenda Boa Esperança desenvolve atividades de cana-de-açúcar, cereais, irrigação, armazenamento de grãos, confinamento com cerca de 30 mil animais, fábrica de ração, entre outros.

"Os alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade do Agro participaram de uma visita técnica na Fazenda Boa Esperança. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de produção, incluindo a parte de silagem, os equipamentos de alta tecnologia, a produção de grãos e o modelo adotado na fazenda para a produção de cana-de-açúcar. Além disso, puderam vivenciar a realidade do agro conversando diretamente com a gerência da fazenda e com o corpo técnico, esclarecendo dúvidas. Essa é uma oportunidade ímpar, que soma ao conhecimento, ao crescimento e desenvolvimento desses alunos durante a sua trajetória na Universidade do Agro", comenta o gestor dos cursos de Agronomia e Zootecnia EaD, Fabrício Pelizer.

"É uma visita muito importante, especialmente para quem está no início do curso de Agronomia e não possui conhecimento prévio na área. Passamos uma manhã no campo, aprendendo e observando de perto a operação, onde pudemos ter contato direto com diversos implementos. Isso é crucial para nossa aprendizagem, especialmente no segundo período, quando não temos tanto contato com o campo e suas operações", avalia a aluna do 2° período do curso de Agronomia, Luiza Abate.

De acordo com o professor de Bovinocultura e Sanidade Animal da Universidade do Agro, Evandro Rigo, a vivência para um graduando, tanto em Agronomia quanto em Zootecnia, consiste em compreender toda a sistemática de uma cadeia produtiva. "Durante a visita, pudemos presenciar diversas cadeias produtivas, incluindo a produção de cereais e de carne bovina. Foi possível compreender o sistema intensivo de produção e observar desde a chegada dos animais até o processo de criação, proporcionando uma compreensão abrangente do mercado agropecuário. Na fazenda, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar detalhes que não são ensinados em sala de aula, proporcionando uma combinação entre conhecimento teórico e prático", comenta.

Para o aluno do 1° período de Zootecnia, Fábio Garcia, as visitas são oportunidades valiosas para que os alunos do EaD vivenciem a realidade do campo. "Essas visitas técnicas são de extrema importância para nós, pois nos proporcionam cada vez mais experiência e contato direto com o campo. Durante o curso EaD, não temos muitas oportunidades de participar de visitas técnicas, e esses momentos nos proporcionam um conhecimento prático diretamente ligado ao campo", pontua.

Juninho de Mello, gerente da Fazenda Boa Esperança e aluno do curso de Agronomia EaD da Universidade do Agro, comemora a experiência de unir a teoria à prática no campo. "Como aluno, acho isso muito interessante essa união, afinal, a diferença é significativa aqui no campo. Estamos aperfeiçoando e unificando a parte prática com a teoria, recebendo os alunos aqui na fazenda. Para nós, é gratificante poder mostrar um pouco do que é discutido em teoria na prática. Reconhecemos que a prática traz conhecimento adicional e desperta o desejo de aprender mais, o que é o mais interessante", finaliza.