Medicina Veterinária da..."> Alunos do GEER ministram curso de Contenção de Grandes Animais na próxima semana | Acontece na Uniube Medicina Veterinária da...">

17 de novembro de 23

Por Carolina Oliveira

Alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro - Uniube, integrantes do Grupo de Estudos e Extensão Rural (GEER), irão ministrar o curso de Contenção de Grandes Animais nos dias 24 e 25 de novembro, no Hospital Veterinário da Uniube (HVU). Esta é a 9ª edição do curso, que recebe cerca de 20 pessoas por edição, provenientes das áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Técnico Agrícola e Zootecnia.

"Organizei o primeiro curso, preparando os slides, os temas, dei treinamento para o pessoal e ministrei o curso ao lado deles. A partir do segundo, foram apenas os alunos. Nós fazemos um treinamento antes, e fazem avaliação se há necessidade de alguma mudança e eles executam. Já estamos na 9ª edição desse curso de Contenção de Grandes Animais, envolvendo bovinos e equinos, que é ministrado pelos integrantes do grupo para alunos de fora, como EFOP e IFTM. Recebemos alunos de diversas áreas, Agronomia, Medicina Veterinária, Técnico Agrícola e Zootecnia, com turmas de aproximadamente 20 pessoas por edição", explica o professor e coordenador do GEER, Raul Morais Nolasco.

O curso pode ocorrer semestralmente ou anualmente. "Por não depender de outras disciplinas e ter um conteúdo completo, recebemos alunos de qualquer período em formação. Temos uma taxa de inscrição simbólica para a aquisição dos materiais, como cordas, formigas e o coffee break que oferecemos. O curso acontece em dois dias, no Hospital Veterinário da Uniube (HVU), sendo a parte teórica na sexta-feira, 24, das 18h às 22h no Anfiteatro, e a parte prática no sábado, 25, das 8h às 12h no HVU", pontua Raul.

As inscrições podem ser feitas pelo direct do Instagram do GEER, ou com os integrantes do grupo pelo WhatsApp (14) 99658-5592 (Guilherme) ou (34) 99818 8649 (Maria Eduarda).

O GEER

O Grupo de Estudos e Extensão Rural (GEER) foi criado em 2014 pelo professor do curso de Medicina Veterinária, Raul Morais Nolasco. Podem participar do GEER alunos do curso de Medicina Veterinária devidamente matriculados, a partir do terceiro período, sem nenhuma dependência em disciplinas. Os estudantes são selecionados por avaliação escrita, análise curricular e devem ser indicados por integrantes ativos do grupo. Atualmente, 23 alunos compõem o GEER.

"Os alunos assinam um termo de compromisso que nós temos, nossas normas que são bem rígidas e ninguém pode fugir delas, inclusive, não podem faltar a nenhuma reunião ou visita, faltando, já estão fora. Não podem ter dependências, e com isso, os alunos do GEER tem se sobressaído, o pessoal que oferece estágio no 10° dão preferência para quem passou pelo grupo. Considero que é uma preparação para a vida que eu faço com eles, até mesmo durante o período de férias, o grupo não para, temos nosso grupo do WhatsApp, onde eles vão passando sobre os estágios, pedindo orientação, mostrando o que estão fazendo. É um grupo diferenciado dos outros, costumo falar que é o melhor grupo da Universidade", enaltece o professor.

E as atividades do grupo são intensas. "Nós não trabalhamos só com curso de Contenção, toda semana temos uma reunião e em cada uma, temos a defesa de um seminário por dois grupos, passam por uma arguição, correções, que é uma preparação para o 9° e 10° período. Nós também ministramos palestras em cooperativas, sindicatos, prestamos serviços em propriedades rurais, com orientações na parte de reprodução, cirurgia, clínica, profilaxia e orientações, além disso, ministramos cursos para o pessoal que trabalha nas fazendas, como por exemplo, o manejo de bezerro e de ordenha, desde a administração de drogas. Fazemos tudo isso por nossa conta, geralmente saímos na sexta-feira à tardinha, dormimos na fazenda, trabalhamos no sábado, dormimos, trabalhamos no domingo e voltamos", pontua Raul.

A aluna do 6° período do curso de Medicina Veterinária, Dyennefher Kerollem Resende da Silva, está no GEER há 1 ano e meio, e se sente grata por fazer parte do grupo e por ter os ensinamentos do professor Raul. "Faço parte do GEER e para mim é muito importante, nós tratamos realmente como membro da família um do outro, afinal, não são apenas apresentações, palestras, visitas, nós nos ajudamos. Eu falo que o senhor Raul, que é o quem coordena tudo isso, é como um pai para todos nós, nós temos um ritual onde pedimos a bênção para ele, mas não por obrigação, e sim porque gostamos e nos sentimos acolhidos por ele, é uma bênção realmente que ele dá. O grupo de estudos nos auxilia não somente na parte teórica e prática, o professor é um grande mestre para nós, ele nos ensina como vamos comportar nas fazendas, como conversar e nos portar com cada proprietário e colaboradores, afinal, cada pessoa tem um jeito. É de suma importância, o GEER, para mim e acredito que para todos os outros integrantes, vai auxiliar na nossa formação e em nossas vidas. É bem vantajoso, sou eternamente grata por fazer parte do grupo, é um ensinamento imensurável", comemora.