Alunos do Direito da Uniube Uberlândia participam de palestra sobre processo legislativo | Acontece na Uniube

Alunos do Direito da Uniube Uberlândia participam de palestra sobre processo legislativo

03 de setembro de 25
1 / 3
2 / 3
3 / 3

A Uniube Uberlândia recebeu, terça-feira (02), o vereador e advogado Adriano Zago para ministrar uma palestra sobre o processo legislativo aos alunos do curso de Direito. O encontro teve como objetivo aproximar a teoria da prática, mostrando de forma detalhada como se dá a elaboração de leis e proposições legislativas. 


Durante sua fala, Zago destacou a importância da compreensão desse processo para a formação profissional dos estudantes. "Hoje, abordaremos o processo legislativo, demonstrando, de forma prática, aos alunos do curso de Direito, como se inicia e se desenvolve a elaboração de uma lei ou de uma proposição legislativa. A compreensão desse processo é fundamental para a atuação profissional, considerando a natureza do trabalho com as leis. Exploraremos, portanto, as etapas desse processo, desde a iniciativa até a aprovação", afirmou. 


A gestora do curso de Direito, Mônica Mendes, ressaltou a relevância da atividade para a formação acadêmica. "A importância do tema está na compreensão do processo legislativo. Os alunos aprenderão sobre a formação da lei, desde sua concepção até sua promulgação. Ele demonstrará, na prática, o funcionamento da Câmara Municipal, detalhando a elaboração de uma lei. Dessa forma, os alunos terão uma visão abrangente do processo legislativo, desde a apresentação de um projeto de lei até sua implementação e impacto na sociedade", explicou. 


Além da parte técnica, Zago também abordou a importância da educação política e da participação popular. "Muitas vezes, carecemos de critérios para selecionar nossos representantes. Em algumas situações, a escolha pode ser influenciada por afinidade pessoal, e não por critérios objetivos. Nosso papel, enquanto legisladores, é principalmente fiscalizar o Poder Executivo e garantir a boa aplicação dos recursos públicos" destacou.


Gabriela Costa | Uniube Uberlândia