Odontologia da Uniube fundam o CRO Jovem Uberaba. A..."> Alunos do curso de Odontologia da Uniube fundam CRO Jovem Uberaba | Acontece na Uniube Odontologia da Uniube fundam o CRO Jovem Uberaba. A...">

Alunos do curso de Odontologia da Uniube fundam CRO Jovem Uberaba

30 de setembro de 22

Alunos do curso de Odontologia da Uniube fundam o CRO Jovem Uberaba. A Decisão 14/2020 criou a CRO Jovem para promover e incentivar a integração estudantil e a valorização do jovem recém-formado, conscientizando os estudantes e recém-ingressados na profissão sobre a atividade odontológica. Vinculado à Delegacia Regional de Uberaba e à sede do CROMG em Belo Horizonte, o projeto conta com coordenadores, membros acadêmicos e cirurgiões-dentistas com no máximo cinco anos de formado.

Dentre as atribuições do CRO Jovem, contém a organização de fóruns, workshops, palestras e orientações técnicas com o objetivo de inserir o cirurgião-dentista recém-formado no mercado de trabalho, conhecer e divulgar o código de ética odontológica, promover ações que valorizem o profissional recém-formado, obter um canal permanente de interação entre o CRO Jovem e as instituições de ensino, além de estimular e promover a saúde bucal em benefício da sociedade. "Considerando a necessidade de promover e incentivar a integração estudantil e a valorização do jovem recém-ingressado na profissão através de um órgão consultivo e de assessoria à Diretoria do CRO-MG, e a necessidade de conscientizar os estudantes e recém-ingressado na profissão sobre a atividade odontológica, mostrando as oportunidades e potencialidades da mesma, o CRO Jovem foi criado. As Comissões serão constituídas por até dois coordenadores institucionais (empregados do CRO-MG), membros acadêmicos, do curso de Odontologia e cirurgiões-dentistas (CD) com máximo cinco anos de inscrição no Conselho, sendo até cinco destes designados coordenadores. Aqueles que possuírem registro no CRO-MG, deverão estar quites com a Tesouraria e não terem sido condenados em processo ético", conta um dos coordenadores do CRO Jovem Uberaba, Kaio Luca Gimenes Ribeiro.

A curto prazo, o intuito é mostrar a importância do CRO Jovem para os acadêmicos e profissionais de odontologia de Uberaba. "A Iniciativa do CROMG sobre criar e regulamentar o CRO Jovem foi de extrema sensatez e é uma forma de solidificar a união dos acadêmicos e recém-formados com o Conselho Regional, órgão que regulamenta a profissão odontológica no estado de Minas Gerais. Sinto-me extremamente honrado por ser um dos fundadores e por estar participando desse projeto incrível. Estamos em processo de organização de nossas atividades, mas já iremos participar de alguns eventos e desenvolveremos algumas ações. Visamos uma maior união da classe odontológica, garantir que os acadêmicos tenham o conhecimento necessário sobre o CRO para exercerem a profissão com dignidade, além de orientar a como desenvolver e criar uma gestão, para não se submeterem a trabalho insalubre durante sua jornada profissional", explica o acadêmico.

As reuniões serão convocadas de acordo com as necessidades estabelecidas, e devem ocorrer com periodicidade mínima bimestral, com a presença de maioria simples dos membros da comissão. "Realizamos nossa primeira reunião no dia 16/09/2022, na sede da Delegacia Regional de Uberaba do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), para delimitar a situação das atividades e que estão em fase de planejamento. A primeira atividade, que iremos apoiar e participar, será a V Semana de Saúde Bucal de Uberaba, com ênfase em câncer bucal e promovida pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde", conclui Kaio.

Para a delegada do Conselho Regional de Uberaba e egressa do curso de Odontologia da Uniube, Cláudia Pinto Cartafina de Andrade, a formação e a atuação do CRO Jovem é muito importante, afinal, é o conselho de classe que regula a profissão. "Trabalhamos com a ética profissional e muitas vezes o aluno ou o profissional recém-formado não sabe o que o conselho de classe pode fazer por ele. Através do CRO Jovem, o aluno ou recém-formado poderá sanar dúvidas sobre vários assuntos, inclusive tendo a certeza que o CRO atua para defender e regular o exercício correto da profissão. O CRO Jovem trabalhará na divulgação de cursos e ações junto a Universidade, será um canal permanente de informação. Participará de cursos, palestras e estará bem próximo ao aluno. Promoverá a educação de saúde bucal, junto a população (sociedade como um todo). Em suma, o aluno ou recém-formado estará apto a conhecer seus direitos e deveres em sua profissão. Estará mais consciente da sua atuação", exalta.

Para o diretor do curso de Odontologia, professor Luís Henrique Borges, é de suma importância a participação dos alunos nas atividades do conselho, que é o órgão regulador da profissão. "Com essa participação, os alunos e futuros cirurgiões dentistas conseguem entender as atribuições da profissão, o código de ética profissional e também o quanto o conselho pode atuar na defesa dos direitos do cirurgião-dentista. Outra forma de atuação é promovendo a conscientização dos alunos durante sua formação na Universidade e promovendo ações sociais com o objetivo de proporcionar uma saúde bucal na comunidade em que seu curso está inserido", finaliza o diretor.

Confira a lista dos participantes do CRO Jovem Uberaba:

Coordenadores:

Heloisa Guimarães Resende - MG-CD 61847

Kaio Luca Gimenes Ribeiro - Acadêmico

Larissa Carrijo Gonçalves - Acadêmica

Membros:

Bruna Alves Castro de Menezes - Acadêmica

Cleisla Caroline Maria Reis - Acadêmica

Daniela Aparecida Santos Gonçalves - Acadêmica

Giovanna Sousa Oliveira Chagas - MG-CD 56852

Lourenia Caroline Fernandes Veiga - Acadêmica

Manoela Borges e Souza Marques - Acadêmica