Odontologia da Uniube..."> Alunos do curso de Odontologia apresentam trabalho científico na 44ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto | Acontece na Uniube Odontologia da Uniube...">

22 de novembro de 22

Carolina Oliveira

Alunos do curso de Odontologia da Uniube apresentaram trabalhos científicos na 44ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto (JORP) Profa. Dra. Elaine Del Bel Belluz Guimarães, que é organizada pela USP de Ribeirão Preto. A jornada contou com stands de patrocinadores, palestras e cursos presenciais, além das apresentações de trabalhos.

Os alunos Kaio Luca Gimenes Ribeiro e Manoela Borges e Souza Marques tiveram a orientação da Prof. Dra. Denise Tornavoi de Castro, docente do Programa de Pós-graduação em Odontologia - Mestrado. "A iniciação científica (IC) representa um programa voltado a alunos de graduação que permite a participação em projetos de pesquisa, que estimula o aluno a buscar outros processos de formação que vão além daqueles oferecidos na grade curricular obrigatória dos cursos de graduação, podendo fazer a diferença para os alunos após a conclusão do curso. Ter nossos alunos participando de eventos científicos como a Jornada Odontológica de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP, sobretudo com a apresentação dos trabalhos oriundos de seus projetos de pesquisa, é motivo de orgulho para nossa Instituição. Por meio do PIBIC, um programa centrado na iniciação científica de novos talentos, a Uniube incentiva a formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com orientação adequada, individual e continuada por professores mestres e doutores, com grande produção técnico-científica que fazem parte do quadro docente. Fico muito satisfeita em ver a dedicação dos alunos nessas atividades e tenho certeza de que isso tudo terá grande proporção profissional e pessoal na vida desses discentes e servirá como exemplo aos demais estudantes", destaca a orientadora.

"A experiência foi extraordinária, realizei minha primeira apresentação de trabalho de forma presencial na 44ª JORP. Essa vivência contribuiu com minha evolução interpessoal e acadêmica, o evento ficará marcado em minha vida. Gostaria de agradecer à minha orientadora, Denise Tornavoi de Castro por todo apoio", conta o aluno Kaio Luca, que é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq).

Para a aluna Manoela Borges, que é bolsista da FAPEMIG, participar da jornada foi uma experiência enriquecedora. "Foi minha primeira apresentação presencial, em que precisei me deslocar para uma cidade diferente. A sensação de poder apresentar nosso trabalho em uma universidade como a USP foi única, no início estava um pouco ansiosa, mas as coisas foram encaminhando e deu tudo certo. Foi uma experiência maravilhosa e enriquecedora. Tenho muito orgulho de ser aluna UNIUBE e ter representado a Universidade juntamente com o aluno Kaio na 44° JORP. É muito gratificante!", comemora.

Confira os trabalhos apresentados pelos alunos

- Título: Incorporação de vanadato de prata nanoestruturado em um cimento ionomérico: propriedades microbiológicas e efeito na desmineralização no esmalte dental bovino

Apresentador: Kaio Luca Gimenes Ribeiro

Área temática: Próteses e materiais dentários

- Título: Crescente popularidade do uso do narguilé e do cigarro de palha: Implicações nas propriedades das resinas acrílicas em comparação com o cigarro convencional.

Apresentador: Kaio Luca Gimenes Ribeiro

Área temática: Próteses e materiais dentários

- Título: Efeito da incorporação do vanadato de prata nanoestruturado na resistência à tração diametral, dureza e rugosidade superficial de um cimento ionomérico autopolimerizável

Apresentadora: Manoela Borges e Souza Marques